Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia e estudo seccional de Mikania Willd. (Eupatorieae - Asteraceae)

Processo: 12/12325-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:José Rubens Pirani
Beneficiário:Caetano Troncoso Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Compositae   Filogenia   Evolução vegetal

Resumo

Mikania possui mais de 450 espécies, sendo o maior gênero da tribo Eupatorieae e um dos maiores da família Asteraceae. Possui uma distribuição pantropical, mas a sua riqueza está concentrada no continente sul-americano. Por ser um gênero tão grande, trabalhos taxonômicos são difíceis de ser realizados com a totalidade de suas espécies. A divisão do gênero em seções vem sendo proposta desde o século XIX, levando em consideração principalmente a disposição dos capítulos, a forma das folhas e o hábito das espécies. Embora haja poucas dúvidas sobre Mikania constituir um grupo monofilético, trabalhos de filogenia jamais foram realizados para avaliar o monofiletismo dos grupos infragenéricos propostos. Este projeto tem como objetivo central analisar os principais estudos seccionais existentes, por meio de estudo filogenético baseado em dados moleculares e morfológicos, avaliando a evolução dos caracteres utilizados para definir as seções e propondo hipóteses sobre a história evolutiva do grupo. Espera-se que a definição de grupos naturais dentro de Mikania permita avanços no conhecimento acerca da história evolutiva do gênero e possa servir como base para pesquisas sobre a diversidade do mesmo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, CAETANO TRONCOSO; NAKAJIMA, JIMI NAOKI; PIRANI, JOSE RUBENS. A new species of Mikania (Eupatorieae, Asteraceae) from the southwestern Minas Gerais, Brazil. PHYTOTAXA, v. 243, n. 3, p. 291-296, JAN 14 2016. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Caetano Troncoso. Sistemática de Mikania Willd. (Eupatorieae - Asteraceae). 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.