Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de modelo tridimensional não invasivo da articulação coxofemoral em ovinos hígidos

Processo: 12/12826-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Sheila Canevese Rahal
Beneficiário:Felipe Stefan Agostinho
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ovinos   Modelo experimental   Cinemática   Cirurgia experimental

Resumo

O trabalho tem por objetivo propor e validar um modelo de coordenada local para caracterizar o movimento tridimensional da articulação coxofemoral de ovinos hígidos durante o caminhar. A hipótese é que o modelo criado permitirá uma avaliação não invasiva da articulação e servirá de base para estudos que requeiram o acompanhamento da dinâmica articular. Para tanto, serão utilizados oito ovinos hígidos de porte semelhante, não castrados, fêmeas, com idade entre 2 a 4 anos. Antes da coleta dos dados, os ovinos serão treinados a serem conduzidos a caminhar em espaço pré-determinado em uma velocidade constante. Os dados cinemáticos serão coletados com o emprego de oito câmeras. Serão selecionadas no mínimo cinco trilhas que serão avaliadas e normalizadas pelo programa de análise de movimento Nexus (Vicon) para elaboração dos gráficos. Serão registrados os valores de velocidade angular (máximo e mínimo) da flexão/extensão e os valores angulares (máximo, mínimo e amplitude) de rotação interna/externa, abdução/adução e flexão/extensão, de ambas as articulações coxofemorais. Para todas as variáveis cinemáticas será avaliada a normalidade pelo teste de Shapiro-Wilk e serão calculadas as médias e desvios padrões ou medianas e intervalos interquartis. Para comparação entre os lados direito e esquerdo será aplicado o teste t de Student nas variáveis que passarem no teste de normalidade e o teste de Mann-Whitney U nas variaveis que não passarem no teste de normalidade. Diferenças serão consideradas estatisticamente significantes com p<0,05.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AGOSTINHO, Felipe Stefan. Avaliação de modelo tridimensional não invasivo da articulação coxofemoral em ovinos hígidos. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.