Busca avançada
Ano de início
Entree

Fauna de Isotomidae (Collembola: Entomobryomorpha) do estado de São Paulo

Processo: 12/12959-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Duarte da Silva
Beneficiário:Eduardo Assis Abrantes
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Inventários de fauna   Zoologia (classificação)   Collembola

Resumo

O conhecimento das espécies da família Isotomidae (Collembola) ainda é muito restrito no Brasil, especialmente nos locais que não existem especialistas no grupo. Desta forma, o conhecimento ainda está restrito a apenas dois Estados (Rio de Janeiro e Amazonas) com estudos de biodiversidades realizados apenas em suas capitais ou cidades próximas. Assim, o Estado de São Paulo ainda não foi contemplado com um grande estudo de biodiversidade e distribuição destas espécies e necessita preencher esta lacuna de conhecimento. Este projeto visa não só diminuir este vazio como também incrementar a diversidade das espécies da família Isotomidae. Cabe ressaltar que este é o primeiro passo para a instalação de um núcleo de estudos de Collembola no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, que até o momento não teve nenhum tipo de contribuição deste grupo. Esta iniciativa ainda apresenta a oportunidade de criar ao longo do prazo projetos interdisciplinares assim como estimular alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, para desenvolverem seus projetos com estes animais que por muitas vezes são subestimados e não recebem a atenção necessária. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABRANTES, EDUARDO ASSIS; DUARTE, MARCELO. NEW SPECIES OF PARACERURA (COLLEMBOLA: ISOTOMIDAE) FROM THE STATE OF SAO PAULO, BRAZIL. FLORIDA ENTOMOLOGIST, v. 96, n. 4, p. 1392-1400, DEC 2013. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.