Busca avançada
Ano de início
Entree

Prospecção químico-farmacológica em cianobactérias marinhas

Processo: 12/13841-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Hosana Maria Debonsi
Beneficiário:Ezequiane Machado da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-infecciosos   Produtos naturais marinhos   Citotoxicidade

Resumo

O ambiente marinho é considerado o "berço da vida", sendo também fonte de produtos naturais únicos, altamente complexos, que estão acumulados principalmente nos organismos vivos. Neste contexto, as cianobactérias estão emergindo como uma fonte de compostos bioativos importantes. O presente projeto visa à prospecção químico-farmacológica em linhagens de cianobactérias marinhas provenientes da região de Ubatuba-SP. As espécies serão isoladas e identificadas e os seus perfis químicos serão avaliados, utilizando técnicas de extração seguidas da aplicação de métodos cromatográficos diversos (CCD, CCC e CLAE), RMN uni e bidimensionais e da técnica hifenada CL-EM, com o objetivo de auxiliar no estudo de desreplicação (utilizando o banco de dados MarinLit®). Paralelamente serão realizadas avaliação das atividades antimicrobiana e antitumoral dos extratos, frações e substâncias que poderão ser isoladas em pequena escala ou mesmo em mistura, direcionando o estudo químico para a detecção dos constituintes majoritários das linhagens com bioatividades promissoras. A técnica de cultivo destas linhagens será então otimizada, visando à produção dos metabólitos secundários em escala ampliada, para posterior isolamento e purificação dos metabólitos bioativos. Para as substâncias isoladas e purificadas realizar-se-á a elucidação estrutural utilizando-se métodos espectroscópicos e espectrométricos de análise (UV, IV, RMN, EM) e CL-EM. A proposta deste trabalho sustenta-se na relevância da descoberta de agentes biologicamente ativos provenientes do ambiente marinho, visando possível aplicação na área farmacêutica como insumos para a saúde.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ezequiane Machado da. Estudo químico de cianobactérias marinhas e do cultivo misto entre a linhagem Geitlerinema sp CENA556 e o fungo Trichoderma atroviride, endófito da alga marinha Bostrychia tenella. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.