Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos bioquímicos e moleculares da digestão de açúcares no mosquito Anopheles aquasalis

Processo: 02/04123-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Martins Ribolla
Beneficiário:Jayme Augusto de Souza-Neto
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Anopheles   Malária   Digestão animal   Açúcares

Resumo

A malária é uma das principais doenças infecciosas existentes no mundo. Esta doença é transmitida por mosquitos do gênero Anopheles. No Brasil, três espécies destacam-se na transmissão desta doença: An. aquasalis, An. albitarsis e o principal delas, An. darlingi. Os agentes etiológicos da malária são protozoários do gênero Plasmodium, e como a reprodução sexuada, importante processo na vida do parasita, ocorre no interior do intestino do mosquito, torna-se de extrema importância o estudo dos processos digestivos no interior deste órgão. Somente as fêmeas dos mosquitos são hematófagas, pois precisam do sangue no processo de fertilização dos ovos, alimentando-se de açúcares enquanto não encontram um hospedeiro vertebrado, sua fonte de sangue. Os machos, por sua vez, alimentam-se apenas de açúcares. O conhecimento a respeito da digestão de açúcares é ainda muito pobre. Algumas enzimas, supostamente envolvidas no processo, já foram caracterizadas, mas o processo como um todo é ainda "uma incógnita. Embora várias especulações tenham sido feitas em cima deste processo, não está claro ainda como ele ocorre, nem mesmo a origem das enzimas participantes, fato que seria de grande interesse e importância, se descoberto. Este projeto tem por objetivo o estudo dos aspectos bioquímicos e moleculares da digestão de açúcares em Anopheles aquasalis. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA-NETO, Jayme Augusto de. Aspectos bioquímicos e moleculares da digestão de açúcares no mosquito Anopheles aquasalis. 121 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.