Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao neuroquimica e hodologica dos neuronios que expressam o hormonio concentrador de melanina (mch) na area pre-optica durante a amamentacao.

Processo: 03/01096-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2003
Vigência (Término): 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Anatomia
Pesquisador responsável:Carol Fuzeti Elias
Beneficiário:Tatiane Araujo Rondini Rondini
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/03490-0 - Estudo das conexões do núcleo pré-mamilar ventral responsivas a leptin circulante: relação entre o estado nutricional e o comportamento reprodutivo, AP.JP
Assunto(s):Hipotálamo   Lactação   Leptina

Resumo

A relação entre a disponibilidade de alimentos e a fertilidade e/ou o comportamento reprodutivo já é bem estabelecido uma vez que, no caso da fêmea, uma enorme quantidade de energia disponível é necessária durante a gravidez e a amamentação. Alguns autores têm demonstrado que a infertilidade provocada por jejum prolongado ocorre antes em animais com menor reserva de tecido adiposo, e que animais alimentados com dieta rica em gordura atingem a puberdade mais cedo que os alimentados com dieta pobre ou sem gordura. Assim, a quantidade de tecido adiposo parece influenciar o sistema reprodutivo de duas formas: no início da puberdade (primeira ovulação) e na manutenção da função reprodutiva na vida adulta garantindo o suporte energético durante a gravidez e a amamentação. A leptina é um hormônio secretado pelo tecido adiposo branco cujos receptores se encontram em vários núcleos do hipotálamo. Estudos demonstram que sua provável função é a de informar a parte central do sistema nervoso sobre o estado nutricional do indivíduo. Resultados prévios de nosso laboratório e de outros sugerem que a ação da leptina nos comportamentos alimentar e reprodutivo utilizam vias que contém o neurotransmissor CART (transcrito regulado pela cocaína e anfetamina). Uma grande concentração de fibras imunorreativas ao CART pode ser observada na área pré-óptica, região relacionada ao controle do comportamento reprodutivo e parental de roedores. Nesta região, apenas durante a amamentação, existe a produção do hormônio concentrador de melanina (MCH) um peptídeo relacionado ao controle do comportamento alimentar. É interessante notar que o MCH e o CART possuem 95% de co-localização na área hipotalâmina lateral e apenas 50% no núcleo periventricular em machos. O presente projeto tem o intuito de desvendar as características neuroquímicas e hodológicas destes neurônios. Assim, este trabalho visa implementar o estudo das vias relacionadas ao controle e manutenção da amamentação assim como ao controle do balanço energético em fêmeas de roedores durante a lactação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)