Busca avançada
Ano de início
Entree

Considerações hidroquímicas e avaliação do grau de acoplamento entre os compartimentos pelágico e bêntico da Lagoa da Conceição (SC)

Processo: 99/09247-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Geológica
Pesquisador responsável:Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva
Beneficiário:Alessandra Larissa D'Oliveira Fonseca
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica sedimentar   Ciclos biogeoquímicos

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo estudar o grau de acoplamento entre os compartimentos bêntico e pelágico nos processos de degradação, mineralização e produção da matéria orgânica na Lagoa da Conceição, Ilha de Santa Catarina (SC, Brasil), através de medidas quantitativas do metabolismo bêntico e da liberação de nutrientes regenerados pelo sedimento para a coluna de água e sua contribuição para a produção primária pelágica. Tanto o monitoramento dos parâmetros físico-químico e biológico (em termos de biomassa), quanto os experimentos in situ para descrever o metabolismo deste ecossistema serão feitos em escala sazonal e espacial, com o intuito de compreender a dinâmica deste ecossistema. Os resultados esperados servirão de referência aos complexos estudos dos ciclos biogeoquímicos do C, N e P, assim como, aos planos de manejo e conservação do ecossistema em questão. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Alessandra Larissa D'Oliveira. Variação sazonal e espacial das características hidroquímicas, dos fluxos de nutrientes e do metabolismo na interface água-sedimento da Lagoa da Conceição (SC, Brasil). 2004. xviii,182 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.