Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da responsividade cardiovascular por meio da variação de pulso com diferentes fluidos em modelo experimental de hemodiluição normovolêmica aguda

Processo: 06/55222-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2006
Vigência (Término): 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:José Otávio Costa Auler Junior
Beneficiário:Alex Jader Sant'Ana
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hemodiluição   Hemodinâmica   Suínos

Resumo

O experimento visa comparar, em um animal hemodiluído, com solução fisiológica em comparação com solução de amido hidroxietílico, com comportamento hemodinâmico estável os parâmetros referentes aos valores de fluxo, analisados pelo ecocardiograma, e débito cardíaco, analisado pelo contorno de pulso (PiCCO), além de parâmetros como sangue intratorácico (ITBV), quantidade de água extravascular pulmonar (EVLVV), variação de pressão de pulso (Delta PP) e variação de pressão sistólica (VPS). Serão empregados para o estudo, 21 porcos, com peso variando de 30 a 40 kg. Os animais serão distribuídos em 3 grupos, anestesiados e instrumentados sendo então submetidos à hemodiluição normovolêmica aguda (HNA) empregando a reposição volêmica com os protocolos em estudo. Após a hemodiluição, os animais serão avaliados durante 120 minutos, onde se fará a reinfusão sanguínea sendo então avaliados por mais 60 minutos. Após o período de observação e coleta dos dados será realizada a eutanásia dos animais pelo aumento da concentração de isofluorano, seguida de cloreto de potássio. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANT'ANA, Alex Jader. Avaliação da responsividade cardiovascular por meio da variação de pulso com diferentes fluídos em modelo experimental de hemodiluição normovolêmica aguda. 2009. 153 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.