Busca avançada
Ano de início
Entree

Risco de câmbio e custos de transação no mercado de títulos do tesouro brasileiro

Processo: 12/11720-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 14 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Internacional
Pesquisador responsável:Alex Luiz Ferreira
Beneficiário:Alex Luiz Ferreira
Anfitrião: Michael John Moore
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Queen's University, Canadá  
Assunto(s):Macroeconomia   Taxa de câmbio   Taxa de juros

Resumo

Este projeto de pesquisa investiga o excesso de retorno dos títulos do tesouro Brasileiro em comparação com títulos dos Estados Unidos da América, mesmo depois que os mesmos são ajustados para proxies de risco de default e de mudanças esperadas na taxa de câmbio. De acordo com a teoria macroeconômica convencional, a maior integração entre as duas economias a partir dos anos 1990, deveria ter levado a uma maior convergência dos retornos. Especificamente, a questão central é se os excessos de retorno ajustados podem ser explicados por uma versão do modelo Consumption Capital Asset Pricing, o qual será aplicado aos dados brasileiros disponíveis à partir dos anos 2000. Após fazer algumas hipóteses quanto à forma funcional da função de utilidade instantânea, será investigado se e em qual medida, os excessos de retornos ajustados podem ser explicados por custos de transação e pelo risco de câmbio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALEX LUIZ FERREIRA; MICHAEL JOHN MOORE. Carry Trade e Risco Cambial: um Conto de Dois Fatores. Rev. Bras. Econ., v. 69, n. 4, p. 429-449, Dez. 2015.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.