Busca avançada
Ano de início
Entree

As cortinas que cerram o Vale: religião e secularização, modernidade e nostalgia na diocese de Limoeiro do Norte, CE (1940-1980)

Processo: 12/09428-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Ivan Aparecido Manoel
Beneficiário:Edwilson Soares Freire
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Catolicismo   Memória coletiva   Modernidade   Nostalgia   Religiões   Secularização

Resumo

Este projeto pretende investigar documentos religiosos e seculares produzidos entre 1940 e 1980 na diocese de Limoeiro do Norte, CE, bem como produzir depoimentos gravados com clérigos e leigos conhecedores da história desse bispado. Em pleno período ultramontano, essa diocese foi fundada no sertão cearense para que a Igreja se voltasse contra a modernidade do liberalismo, do protestantismo, do comunismo e de toda novidade que afrontasse os "bons costumes" e a moral. Pretendemos analisar como alguns registros históricos ainda pouco conhecidos - cartas pastorais e circulares, diários, livros de tombo etc. - tratam a chegada dos "novos tempos" pela Igreja Católica e pelos leigos e como a nostalgia de uma época considerada de "pureza" religiosa, quando as "cortinas da inocência" ainda cerravam o Vale do Jaguaribe, é assimilada pelos depoentes. Diante de uma época que findava definitivamente aos olhos do todos, queremos investigar que fatos históricos ditam a chegada deste "tempo secularizado" (quando a religião deixa de ditar rigorosamente a vida pública) em cidades até então essencialmente agrárias e que deslumbramentos e/ou frustrações suas populações experimentaram com esse fenômeno. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREIRE, Edwilson Soares. As cortinas que cerram o Vale : religião e secularização na diocese de Limoeiro do NorteCE (1940-1980). 2016. 559 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Humanas e Sociais..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.