Bolsa 11/22240-8 - Imigração alemã, História da educação física - BV FAPESP
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Alemães em solo brasileiro: educação do corpo nas sociedades ginásticas alemãs nas regiões sul e sudeste do Brasil (segunda metade do século XIX, primeira metade do século XX)

Processo: 11/22240-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carmen Lucia Soares
Beneficiário:Evelise Amgarten Quitzau
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/13317-2 - Alemães em solo brasileiro: educação do corpo nas sociedades ginásticas alemãs nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil (segunda metade do Século XIX, primeira metade do Século XX), BE.EP.DR
Assunto(s):Imigração alemã   História da educação física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:história da ginástica | História do Corpo | imigração alemã | Turnen | História da Educação Física

Resumo

O século XIX marca um período de grandes ondas migratórias europeias em direção ao continente americano, sendo o Brasil um de seus destinos. Entre as diferentes nacionalidades que aqui desembarcaram, os alemães constituem um dos grupos que expressou de maneira bastante acentuada, uma obstinação em preservar sua cultura, criando para tal diferentes associações. Entre os elementos que buscavam preservar, como língua, tradições, maneiras de se alimentar e de se divertir, de cuidar da saúde e de preservar a vida, encontrava-se a ginástica, uma prática que deriva tanto das teorias pedagógicas e médicas do final do século XVIII quanto do movimento nacionalista alemão do início do século XIX. Sua expressão mais estruturada, o Turnen, foi utilizada para regenerar a população e promover a disciplina necessária para o trabalho diário e a defesa da pátria. Esta pesquisa busca compreender e analisar a ginástica alemã como forma específica de educação do corpo, elemento cultural a ser preservado e círculo de convivência deste grupo de imigrantes nas diversas associações fundadas para tal prática nas regiões sul e sudeste do país. A delimitação temporal desta pesquisa estende-se da segunda metade do século XIX até a Segunda Guerra Mundial.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EVELISE AMGARTEN QUITZAU. Da ‘Ginástica para a juventude’ a ‘A ginástica alemã’: observações acerca dos primeiros manuais alemães de ginástica. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 37, n. 2, p. 111-118, . (11/22240-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUITZAU, Evelise Amgarten. Associativismo ginástico e imigração alemã no sul e sudeste do Brasil (1858-1938). 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.