Busca avançada
Ano de início
Entree

Edward lee thorndike, john dewey e a educação matemática em tempos de escola nova no brasil

Processo: 12/11361-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Diana Gonçalves Vidal
Beneficiário:Rafaela Silva Rabelo
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/03523-4 - Vestígios das trocas entre Brasil e EUA no campo da Educação Matemática a partir das obras de Edward Lee Thorndike e John Dewey, BE.EP.DR
Assunto(s):História da educação   Escola nova

Resumo

O presente projeto de pesquisa de doutorado tem como temática a história da educação matemática no Brasil, em tempos de Escola Nova. Em específico, se refere à apropriação de autores como John Dewey (1859-1952) e Edward Lee Thorndike (1874-1949) na educação matemática brasileira em meio ao ideário escolanovista. A temática delineou-se a partir de inquietações oriundas da realização da pesquisa de mestrado (RABELO, 2010), em que elementos que remetiam à circulação de ideias educacionais e apropriação por educadores no Brasil fizeram-se presentes e geraram uma série de questionamentos. Com minha inserção no NIEPHE (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação) e GHEMAT (Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática), e tendo como suporte ampla literatura que trata da temática proposta, em que é possível citar entre outros Tanuri (2000),Vidal (2000a, 2000b, 2001), Warde (2002), Santos (2006), Saviani (2009), Valente (2012), além da vasta produção no interior do NIEPHE e GHEMAT, os questionamentos iniciais foram tomando forma até culminar no projeto aqui proposto. Tal projeto traz enquanto questão norteadora: Que papel tiveram John Dewey e Edward Thorndike na educação matemática brasileira em tempos de Escola Nova? Desta forma, pretende-se investigar o processo de difusão e apropriação dos estudos desses autores na formação matemática do professor primário no Brasil entre as décadas de 1930 e 1960. A pesquisa será desenvolvida tendo como aporte teórico-metodológico a História Cultural, em que os conceitos de prática, representação e apropriação, tratados por Chartier (1990, 2009), serão fundamentais, além das noções de circulação e transferência, que remetem a uma perspectiva de educação comparada (BEECH, 2006; GROUX, 2009). A pesquisa contará com o levantamento de fontes em locais como CPDOC/FGV, arquivo da USP, arquivo da UFRJ, Teachers College/Universidade de Colúmbia, artigos que tratam da educação matemática nas revistas pedagógicas brasileiras editadas entre as décadas de 1920 e 1960 como a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos-RBEP; com publicações do National Council of Teachers of Mathematics-NCTM-EUA e com as obras originais e/ou traduzidas de Dewey e Thorndike, entre outros. Ainda, se constituirão em fontes os dados e resultados obtidos nas pesquisas desenvolvidas no âmbito do NIEPHE e GHEMAT. Com a pesquisa proposta espera-se identificar elementos que apontem para diferentes apropriações de Dewey e Thorndike, mesmo que por vezes divergentes, e como traduziram-se essas apropriações. Além disso, com os resultados e com a base de dados compilados, espera-se aprofundar a pesquisa posteriormente, tanto no que se refere a uma perspectiva de história comparada da educação quanto da circulação de ideias pedagógicas no campo da educação matemática no Brasil.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAELA SILVA RABELO. John Dewey e os embates sobre a psicologia do número. Ciência e Educação, v. 24, n. 1, p. -, Jan. 2018.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RABELO, Rafaela Silva. Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.