Busca avançada
Ano de início
Entree

Intensas Ligações Marítimas, Efêmeras Ligações Políticas: As Relações entre Angola e Brasil, de Ruy Germack Possolo a Saturnino de Sousa e Oliveira (c. 1826 - c. 1858)

Processo: 12/12755-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Samuel Alves Soares
Beneficiário:Gilberto da Silva Guizelin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/04782-3 - As relações luso-afro-brasileiras em meio ao projeto de "regeneração" do estado português oitocentista, BE.EP.DR
Assunto(s):Política externa   História política

Resumo

Este projeto tem como objetivo analisar as relações políticas entre os dois grandes centros de exportação e de importação de escravos africanos respectivamente da primeira metade do século XIX: a colônia portuguesa de Angola, na África, e o recém independente Império do Brasil, na América. Para tanto, elegemos como recorte cronológico deste estudo o período da nomeação, em finais de 1826, de Rui Germak Possolo como chefe do consulado brasileiro em Luanda - cujo funcionamento não ultrapassou mais que um ano - e, o estabelecimento de relações mais diretas e duradouras entre o Brasil e Angola a partir da nomeação de Inácio José Nogueira da Gama para o posto em questão nos anos finais da década de 1850. É, portanto, um projeto formulado com base na perspectiva de construção de uma História Atlântica, mais especificamente de uma história do Atlântico Sul. Assim sendo, deve-se esperar do mesmo a adoção de conceitos, fontes, técnicas metodológicas e temáticas já consagrados pelo viés analítico da "via atlântica" que pressupõe o desenvolvimento de discussões pautadas na valorização dos contextos, conexões e interações dos fenômenos históricos específicos ocorridos entre os Estados e/ou regiões margeados pelo Atlântico entre a alvorada do Seiscentos e o crepúsculo do Oitocentos.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIZELIN, Gilberto da Silva. Depois dos navios negreiros : a criação do Consulado Brasileiro em Luanda e as relações do Império com a colônia portuguesa de Angola, 1822-1860. 2016. 278 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Humanas e Sociais..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.