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Participação Política e infância: aproximações a partir da escuta de crianças de um movimento de luta pela terra

Processo: 12/10876-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Ana Paula Soares da Silva
Beneficiário:Regiane Sbroion de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/16173-4 - Infância e política - aprofundamento teórico-metodológico a partir dos conceitos de política e socialização política, BE.EP.DR
Assunto(s):Crianças   Desenvolvimento humano   Participação política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | desenvolvimento humano | Participação Política | Infância e participação política

Resumo

A participação política é comumente compreendida como a atuação no âmbito da política, considerada como um campo específico de relações sociais. Esta perspectiva implica uma racionalidade adulta e tem como pré-requisito capacidades e formas de sociabilidade identificadas como específicas dessa fase no desenvolvimento. Propomos problematizar a discussão da participação política considerando a criança como possível sujeito neste processo. O projeto tem como objetivo compreender as concepções de participação política infantil de crianças, articulando-as com as contribuições da teoria política de Antonio Gramsci e de desenvolvimento e constituição de sujeito de Lev Vigotski. A pesquisa será desenvolvida em um assentamento rural na cidade de Ribeirão Preto (SP). Os participantes serão crianças de oito a doze anos que manifestem interesse em discutir o tema "participação política da criança". Elas serão divididas em dois grupos (de oito a dez anos e de dez a doze anos) de no máximo seis crianças cada. Os instrumentos utilizados serão: (1) grupos de discussão com as crianças; (2) desenho sobre a discussão em grupo; (3) conversa individual com as crianças; (4) grupo de discussão baseado em situações apresentadas nas conversas individuais; (5) aprofundamento teórico. Na análise do corpus, serão realizadas leituras minuciosas do material, seguidas da elaboração de um mapa sobre os assuntos abordados e os significados emergentes nas conversas com as crianças. Posteriormente, será produzida uma interlocução entre Gramsci e Vigotski, recorrendo a possíveis conceitos que dialogam entre si ou a releituras destes a partir do material produzido na pesquisa.Palavras-chave: participação política; criança; desenvolvimento humano.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Regiane Sbroion de. Política e infância: aproximações a partir da escuta de crianças de movimentos sociais de luta pela terra. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

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