Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização in situ de precipitação de asfaltenos em óleos vivos através de fibras óticas

Processo: 12/15018-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:René Alfonso Nome Silva
Beneficiário:Samantha Bittencourt Carvalho Rosa
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia

Resumo

O presente projeto trata da construção de um instrumento a base de laser em espaço livre e em guias de onda para a realização de medidas de espectroscopia e microscopia óticas dentro de celas de alta pressão. Em seguida, o instrumento será utilizado para realizar a caracterização preliminar in situ do início da precipitação de asfaltenos em função da temperatura, pressão e composição química da mistura contendo óleos vivos. Estudos de correlação entre morfologia e estrutura eletrônica e vibracional complementarão as medidas experimentais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, JULIANA C.; GONCALVES, GRASIELE; SOUZA, MONIQUE S.; ROSA, SAMANTHA B. C.; THIEGUE, LARISSA M.; ATVARS, TERESA D. Z.; ROSA, PAULO T. V.; NOME, RENE A. Towards in situ fluorescence spectroscopy and microscopy investigations of asphaltene precipitation kinetics. Optics Express, v. 21, n. 25, p. 30874-30885, DEC 16 2013. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.