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A concepção musical dás Arias Èm Maria Tudor dè Carlos Gomes: questões dè linguagem Diante dós desafios dramáticos

Processo: 11/21171-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Diósnio Machado Neto
Beneficiário:Alana Galhardo Zuchini
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/03921-0 - Concepção musical das Arias em Maria Tudor de Carlos Gomes: questões de linguagem diante dos desafios dramáticos, BE.EP.IC
Assunto(s):Música brasileira   Carlos Gomes   Ópera   Musicologia

Resumo

Pese que Antônio Carlos Gomes seja uma figura brasileira significativa do Segundo Império e que sua música, especialmente operística, alcançou grande êxito devido tamanha versatilidade em introduzir em suas obras elementos característicosde compositores principalmente Italianos como: Mascagni, Verdi; e também elementos Wagnerianos. Este projeto pretende discutir, analisar e interpretar a escrita de Antônio Carlos Gomes em sua obra Maria Tudor, de maneira a abordar apsique da personagem e os recursos da técnica vocal utilizada para expressar o tal.Tendo ainda interesse em estudar a inserção de Carlos Gomes no cenário operístico italiano e a sua preocupação com a linguagem operística. Tendo em vista uma possível inserção da pesquisa dentro de uma linha já existente: O estudo da imigração da ópera italiana - Study Group - IMLA; o objetivo deste projeto é buscar uma observação minuciosa do contexto historio em que a obra Maria Tudor se insere, aprofundar e analisar a maneira em que Carlos Gomes representa o estadopsicológico da personagem Maria Tudor, buscar e situar o compositor a um contexto histórico que observa tropos, tópicas e retórica, ou seja, todos os contextos de linguagem nos quais serão articulados. O estudo será realizado sob orientação do docente Prof. Dr. Diosnio Machado Neto através da USP (Universidade de São Paulo) da cidade de Ribeirão Preto, tendo leituras de livros, análises de partituras e audição de gravações como principais veículos condutores deste estudo.