Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparo, caracterização e utilização de colunas monolíticas capilares poliméricas mistas explorando interações entre nano partículas de ouro e tióis

Processo: 12/14472-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 12 de novembro de 2012
Vigência (Término): 11 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Jorge Cesar Masini
Beneficiário:Jorge Cesar Masini
Anfitrião: Frantisek Svec
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Lawrence Berkeley National Laboratory, Estados Unidos  
Assunto(s):Nanotecnologia   Cromatografia líquida

Resumo

Pretende-se assimilar a tecnologia de síntese de monólitos capilares poliméricos para aplicações em cromatografia. Uma coluna monolítica é um meio contínuo de separação altamente poroso que fornece alta permeabilidade e alta eficiência de separação, permitindo análises a altas vazões e com baixa pressão. A disponibilidade comercial de colunas monolíticas é baixa, limitando-se a colunas de sílica pura para cromatografia em fase normal, ou sílica modificada com grupamentos C8 ou C18 para cromatografia em fase reversa. Vários grupos de pesquisa espalhados pelo mundo trabalham com síntese dessas colunas, com os mais variados tipos de afinidade. Entretanto, essa linha de pesquisa ainda não é consolidada no Brasil. O grupo de pesquisa do Prof. Frantisek Svec no Lawrence Berkeley National Laboratory é um dos líderes na síntese, modificação e aplicações de materiais monolíticos em separações cromatográficas, reatores enzimáticos e sistemas de extração em fase sólida. Esse projeto objetiva o preparo de colunas monolíticas poliméricas com modos mistos de separação explorando para isso a elevada afinidade de nano partículas de ouro e grupos tióis. Pretende-se sintetizar um monólito genérico a partir da reação de polimerização in-situ de uma mistura de metacrilato de glicidilo (monômero funcional) e dimetacrilato de etileno (formador de ligações cruzadas) em presença de ciclohexanol, 1-dodecanol (solventes porogênicos) e azobisisobutironitrila (iniciador radicalar). A partir daí se pretende modificar a estrutura com grupos tióis, por reação com cisteamina ou cistamina, seguindo-se a incorporação de nano partículas de ouro. A partir dessa estrutura será estudada a mistura de diferentes tióis a serem introduzidos na coluna visando à incorporação de grupos funcionais de diversas naturezas químicas (C8, C18, NH2, SO3-, OH, etc) e com isso a obtenção de uma coluna cromatográfica com modos mistos de separação, o que pode vir a ser útil na separação de misturas complexas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TERBORG, LYDIA; MASINI, JORGE C.; LIN, MICHELLE; LIPPONEN, KATRIINA; RIEKOLLA, MARJA-LIISA; SVEC, FRANTISEK. Porous polymer monolithic columns with gold nanoparticles as an intermediate ligand for the separation of proteins in reverse phase-ion exchange mixed mode. JOURNAL OF ADVANCED RESEARCH, v. 6, n. 3, p. 441-448, MAY 2015. Citações Web of Science: 26.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.