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Rural Studio: contribuições para o ensino de arquitetura no Brasil

Processo: 12/16165-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Nabil Georges Bonduki
Beneficiário:Tomaz Amaral Lotufo
Supervisor no Exterior: Andrew Freear
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Auburn University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/04824-2 - Rural Studio: contribuições para o ensino de arquitetura no Brasil, BP.MS
Assunto(s):Canteiro de obras

Resumo

O presente projeto de pesquisa objetiva aprofundar o estudo sobre uma experiência que vem inovando o ensino de arquitetura na perspectiva de introduzir a prática construtiva concreta no aprendizado: o Rural Studio da Universidade de Auburn, no Alabama, EUA. O Rural Studio é uma experiência metodológica bem sucedida que acontece há 19 anos. É uma prática já institucionalizada dentro da grade curricular da Faculdade de Arquitetura, onde o projeto arquitetônico é ensinado com práticas de canteiro de obras em comunidades pobres do Alabama. Ao longo dos anos, produziu-se, nestas comunidades, um extenso repertório arquitetônico de habitações sociais com qualidade. O estudo tem como proposta a análise das experiências do Rural sob o ponto de vista da interlocução entre teoria e prática dentro do curso de Arquitetura, através da interação dos estudantes com a realidade, isto é, avaliando os aspectos da relação entre a produção de protótipos habitacionais, reflexão e experiência acadêmica (ensino), a fim de compreender até que ponto tais atividades podem contribuir com a experiência Brasileira. Para isso a pesquisa será realizada em campo, acompanhando as atividades de ensino ao longo de dois meses. Em um primeiro momento será aprofundado o estudo sobre a evolução dos movimentos por direitos civis americanos, a formação dos Community Design Centers e as propostas pedagógicas presentes nestas iniciativas, tomando como base a experiência do Rural Studio. Em um segundo momento, será feita uma análise de como esta experiência interfere na atuação dos professores, alunos e comunidades presentes neste processo. (AU)

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