Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da biocompatibilidade e do perfil quinômico e de microRNAs de osteoblastos aderidos à superfície modificada de titânio

Processo: 12/03633-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Elcio Marcantonio Junior
Beneficiário:Ana Rosa Lopes Pereira Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Adesão celular   Funcionalização   Transdução de sinais   Titânio   Osteoblastos   Citoesqueleto

Resumo

O titânio e as suas ligas são atualmente usados em diversas aplicações médicas, nomeadamente em sistemas de implante dentários e ortopédicos. As tendências atuais na terapia com implantes odontológicos têm incluído o uso de implantes com superfícies modificadas utilizando, sobretudo, nanotecnologia e funcionalização. No presente projeto de pesquisa pretende-se modificar a superfície de titânio, material utilizado em sistemas de implantes dentários, de forma a obter superfícies multifuncionais, com um balanço adequado de características antimicrobianas, de rápida osseointegração e elevada resistência à corrosão e ao desgaste mecânico (tribo-corrosão). Irão ser aplicadas diversas técnicas de funcionalização de superfícies a Ti comercialmente puro de modo a obter estruturas nano-estruturadas. O objetivo deste projeto é uma vez obtidas as superfícies nano-estruturadas, compreender os mecanismos de transdução de sinais envolvidos no processo de adesão de osteoblastos nas diferentes superfícies de titânio bem como a determinação de micro RNAs envolvidos no processo. É esperado que este projeto contribua decisivamente para o conhecimento fundamental do efeito da superfície dos materiais na interação biológica. Este conhecimento irá potenciar a escolha de superfícies multifuncionais que poderão ser aplicadas aos implantes dentários contribuindo para a saúde e conforto dos pacientes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, A. R.; OLIVEIRA, F.; BOLDRINI, L. C.; LEITE, P. E.; FALAGAN-LOTSCH, P.; LINHARES, A. B. R.; ZAMBUZZI, W. F.; FRAGNEAUD, B.; CAMPOS, A. P. C.; GOUVEA, C. P.; ARCHANJO, B. S.; ACHETE, C. A.; MARCANTONIO, JR., E.; ROCHA, L. A.; GRANJEIRO, J. M. Micro-arc oxidation as a tool to develop multifunctional calcium-rich surfaces for dental implant applications. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 54, p. 196-206, SEP 1 2015. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.