Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão taxonômica e morfológica de Hyphessobrycon flammeus Myers, 1924 (Ostariophysi: Characidae)

Processo: 12/06846-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Fernando Rogério de Carvalho
Beneficiário:Guilherme Capel de Jesus
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Região neotropical   Ictiologia   Rio de Janeiro

Resumo

Hyphessobrycon Durbin é um dos gêneros mais ricos em espécie de Characidae, com várias delas descritas há quase um século e com poucas informações taxonômicas disponíveis na atualidade. Hyphessobrycon flammeus Myers é um pequeno Hyphessobrycon nessa situação. Além disso, é uma das espécies de peixes de água doce do Brasil em estado ameaçado de extinção, necessitando, por conseguinte, um conhecimento mais acurado de sua identidade taxonômica, que permitirá, consequentemente, conhecer também a distribuição geográfica das populações. Uma análise da taxonomia dessa espécie, através da morfometria, merística e morfologia geral, buscando informações recentes sobre a distribuição de suas populações, é de fundamental importância para o estabelecimento de políticas públicas visando à conservação desse táxon, conforme recomendado nas diretrizes para conservação e restauração da biodiversidade no estado de São Paulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDO R. CARVALHO; GUILHERME C. DE JESUS; FRANCISCO LANGEANI. Redescription of Hyphessobrycon flammeusMyers, 1924 (Ostariophysi: Characidae), a threatened species from Brazil. Neotropical Ichthyology, v. 12, n. 2, p. -, Jun. 2014.
CARVALHO, FERNANDO R.; DE JESUS, GUILHERME C.; LANGEANI, FRANCISCO. Redescription of Hyphessobrycon flammeus Myers, 1924 (Ostariophysi: Characidae), a threatened species from Brazil. Neotropical Ichthyology, v. 12, n. 2, p. 247-256, Abr. 2014. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.