Busca avançada
Ano de início
Entree

Design de nanocatalisadores revestidos por óxidos para produção de bio-derivados de alto interesse comercial

Processo: 12/10469-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Liane Marcia Rossi
Beneficiário:Natália de Jesus da Silva Costa
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/19501-7 - Design de nanocatalisadores de paládio para oxidação seletiva do 5-hidroximetilfurfural, BE.EP.PD
Assunto(s):Materiais nanoestruturados   Paládio   Oxidação   Ouro

Resumo

A utilização de biomassa renovável - carboidratos em geral, e açúcares em particular, como matérias-primas para a indústria química é modesta quando se considera a alta disponibilidade, o baixo custo e o enorme potencial ainda inexplorado. Os esforços para impulsionar a produção de produtos bio-derivados visando a substituição dos petroquímicos certamente incluem o desenvolvimento de novos processos catalíticos. Nanopartículas metálicas oferecem oportunidades únicas em catálise, em geral, e uma excelente alternativa para o desenvolvimento de processos industriais viáveis para o uso de biomassa renovável. Nanocatalisadores vêm demonstrando excelentes propriedades catalíticas e alta seletividade em diversas reações envolvendo principalmente oxidações catalíticas, embora o ainda tenha um impacto limitado sobre a catálise industrial. Este projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de sistemas catalíticos a base de ouro e de paládio para emprego em reações de oxidação seletiva de derivados de açúcares. A oxidação seletiva é uma das mais importantes transformações de grupos funcionais dentro da química orgânica, sendo crucial em processos industriais. As classes de compostos orgânicos contendo oxigênio, tais como epóxidos, cetonas, aldeídos, álcoois e ácidos, servem de intermediários na fabricação de plásticos, detergentes, tintas, etc. Neste projeto daremos ênfase na oxidação seletiva do 5-hidroximetilfurfural, composto derivado da frutose e que apresenta alta aplicabilidade para a indústria de química fina.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, NATALIA J. S.; VONO, LUCAS L. R.; WOJCIESZAK, ROBERT; TEIXIERA-NETO, ERICO; PHILIPPOT, KARINE; ROSSI, LIANE M. One-pot organometallic synthesis of alumina-embedded Pd nanoparticles. DALTON TRANSACTIONS, v. 46, n. 41, p. 14318-14324, NOV 7 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.