Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito das lipoproteínas plasmáticas em células de linhagem monocítica humana (THP-1) infectadas com Leishmania (Leishmania) chagasi.

Processo: 12/14303-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Hiro Goto
Beneficiário:Alline Martins Rodrigues Santos
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunoparasitologia   Lipoproteínas

Resumo

A leishmaniose visceral (LV) é uma doença parasitária, causa de grande morbidade e mortalidade no mundo. Nas Américas é causada pelo protozoário Leishmania (Leishmania) chagasi que acomete particularmente células do sistema fagocítico mononuclear. Na infecção ativa, tanto no homem com em modelos animais, ocorrem alterações bioquímicas como redução nos níveis de lipoproteínas de alta densidade ("high density lipoprotein" = HDL) e aumento nos níveis de colesterol total e triglicérides. Assim, alguns estudos demonstram que a progressão da doença pode estar relacionada com as alterações lipídicas e/ou enzimáticas que atuam na sua regulação, como a lipoproteína lipase. Os macrófagos são as células hospedeiras das leishmânias, sendo essenciais para o estabelecimento da infecção e que apresentam receptores para lipoproteínas naturais e/ou modificadas, sendo possíveis alvos para atividades imunomodulatórias exercidas por várias frações de lipoproteínas quais sejam as lipoproteinas de muita baixa densidade ("very low density lipoprotein" = VLDL), de baixa densidade ("low density lipoprotein" = LDL) e HDL . Uma vez que o papel das lipoproteínas na infecção por LV ainda não foi determinado, propomos neste estudo, avaliar o efeito das diferentes frações de lipoproteínas no parasitismo de macrófagos. Como o nosso interesse está voltado aos pacientes, estudaremos essa interação em células de linhagem monocítica humana (THP-1) que serão infectadas com Leishmania chagasi.