Busca avançada
Ano de início
Entree

Atributos físico-hídricos e químicos do solo de cerrado após aplicação de resíduo da extração de celulose

Processo: 12/05711-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Marlene Cristina Alves
Beneficiário:Thais Monique de Souza Maciel
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Armazenamento de água   Manejo do solo   Qualidade do solo

Resumo

A grande expansão das indústrias e do mercado consumidor tem provocado, nas últimas décadas, a geração de elevadas quantidades de resíduos. Com a produção de papel e celulose, as indústrias do setor têm gerado diariamente grandes quantidades de resíduos sólidos e efluentes, constituindo-se em uma grande preocupação ambiental e econômica. No intuito de retornar com estes subprodutos de forma sustentável à natureza, o objetivo do estudo é avaliar, em casa de vegetação usando colunas de solo e ciclos de umedecimento e secagem, o efeito da aplicação de resíduos da extração de celulose nos atributos físicos e químicos, especialmente aqueles relacionados à dispersão de argila de dois Latossolos. O experimento será implantado na Faculdade de Engenharia, Campus de Ilha Solteira (UNESP), localizada no município de Ilha Solteira, SP. O delineamento experimental utilizado será inteiramente casualizado, com 7 tratamentos e 5 repetições, para cada solo. Os tratamentos utilizados serão: T1 - sem adição de calcário e resíduo (testemunha); T2 - 1,0 t ha-1 de calcário calcítico; T3 - 1,2 t ha-1 de dregs / grits; T4 - 0,8 t ha-1 de lama cal; T5 - 2,4 t ha-1 de cinza; T6 - 1,8 t ha-1 de dregs/grits + lama cal + cinza na proporção 1:3:6; T7 - 1,0 t ha-1 de dregs/grits + lama cal na proporção 1:3. Serão analisados atributos físicos-hídricos (dispersão de argila, densidades do solo e de partículas, porosidade do solo, estabilidade de agregados, condutividade hidráulica, capacidade de retenção de água e densidade de fluxo), químicos (fósforo, potássio, magnésio, cálcio, sódio, pH, Al), antes e após o período de incubação. Os resultados serão analisados efetuando-se a análise de variância, correlação simples e teste de Tukey para as comparações de média no nível de 5% de probabilidade.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACIEL, Thais Monique de Souza. Atributos da solução e do solo de cerrado após aplicação de resíduo da extração de celulose. 2014. 57 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.