Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de Diferentes Fontes Luminosas e Condicionamento do Esmalte na Penetração de H2O2,Citotoxicidade e na Alteração de Cor Ocorrida em Dentes Bovinos Clareados

Processo: 12/06066-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:André Luiz Fraga Briso
Beneficiário:Rafael Simões Gonçalves
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Clareamento de dente   Citotoxicidade   Dentística   Fontes luminosas

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar a alteração de cor, citotoxicidade e penetração trans-amelodentinária do peróxido de hidrogênio em discos de esmalte/dentina bovinos submetidos ao processo de clareamento dental com produto à base de peróxido de hidrogênio a 35% (Whiteness HP Maxx - FGM Produtos Odontológicos). Os espécimes serão divididos em 8 grupos (n=12), de acordo com os fatores em estudo (fontes luminosas e condicionamento ácido): I- gel clareador não exposto a quaisquer fontes de luz; II- gel exposto a fonte de luz halógena (Ultralux-Dabi Atlante, Ribeirão Preto, SP, Brasil); III- gel exposto a LED (DB 686 - Dabi Atlante, Brasil) e ;IV- gel exposto à fonte de LED/LASER (Whitening Lase II, DMC Equipamentos Ltda, São Carlos, SP, Brasil). Os espécimes dos grupos V,VI, VII e VIII serão previamente condicionados com ácido fosfórico a 37% (Condicionador Dental Gel - Dentisply, Brasil) e submetidos aos mesmos tratamentos descritos para os grupos I, II, III e IV, respectivamente. Para a quantificação da penetração do peróxido, os espécimes serão posicionados em câmara pulpar artificial (CPA), contendo solução tampão de acetato, que será coletada para avaliação da densidade óptica em espectrofotômetro. A análise da alteração de cor será realizada no mesmo equipamento. As leituras serão realizadas antes do procedimento clareador, 6 dias após cada sessão e 14 dias após o término do tratamento. Para análise da citotoxicidade, os espécimes serão adaptados nas CPAs, e os extratos (produtos de difusão dos clareadores + meio de cultura) serão aplicados sobre células odontoblastóides MDPC-23 em cultura por 1 hora. A viabilidade celular será avaliada pelo teste do MTT. Os dados serão avaliados quanto à homogeneidade e homocedasticidade, para a determinação dos testes estatísticos mais adequados. O nível de significância a ser a dotado será 5%. Palavras-chave: Clareamento Dental; Fontes Luminosas; Condicionamento Ácido do Esmalte; Penetração Trans-Amelodentinária; Citotoxicidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, R. S.; COSTA, C. A. S.; SOARES, D. G. S.; DOS SANTOS, P. H.; CINTRA, L. T. A.; BRISO, A. L. F. Effect of Different Light Sources and Enamel Preconditioning on Color Change, H2O2 Penetration, and Cytotoxicity in Bleached Teeth. Operative Dentistry, v. 41, n. 1, p. 83-92, JAN-FEB 2016. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALVES, Rafael Simões. Efeito de diferentes fontes luminosas e pré-condicionamento do esmalte na alteração de cor, penetração de H2O2 e citotoxicidade em dentes clareados. 2014. 75 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araçatuba).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.