Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem espacial de áreas de recarga subterrânea em região de afloramento do Sistema Aquífero Guarani (SAG) em Brotas/SP

Processo: 12/07703-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Rodrigo Lilla Manzione
Beneficiário:Claudiane Otilia Paes
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrogeologia   Aquíferos   Infiltração de água   Geoestatística   Análise espacial   Brotas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Espacial | Geoestatística | hidrogeologia | Análise Espacial

Resumo

Em áreas de recarga de aquíferos a infiltração da água no solo em profundidade é fundamental para que a demanda não supere a oferta de água. Os diferentes métodos de manejar o solo em função de sua ocupação vão exercer pressão sobre esse recurso e gerar respostas distintas na sua capacidade de recarga. Modelar a variabilidade espacial de atributos físicos e hídricos do solo é uma questão chave para o sucesso de sistemas de gestão do uso do solo que possibilitem a recarga das águas subterrâneas. Através de métodos geoestatísticos é possível acessar essa informação e mapear áreas mais favoráveis ou desfavoráveis à recarga dentro de um modelo de predição espacial que reúna diversas variáveis que expliquem a variação dos níveis freáticos. Este trabalho tem como objetivo modelar os diferentes níveis de resposta do Sistema Aquífero Guarani (SAG) em função do uso do solo e propriedades físico-hídricas do solo, na bacia do Ribeirão da Onça em Brotas/SP. Através de um levantamento de variáveis como textura, granulometria, condutividade hidráulica e resistência à penetração, associado a uma coleção de séries temporais de níveis freáticos e imagens de satélite classificadas da bacia, pretende-se testar a metodologia da krigagem da regressão para criar um modelo de predição espacial capaz de gerar mapas que representem os locais com maiores e menores níveis de infiltração e movimento da água no solo, e sua interferência na recarga. O mapeamento será feito buscando estabelecer relações principalmente entre os cultivos de cana-de-açúcar, eucalipto, citros e pastagens e a recarga na área em um ano hidrológico. A partir da descrição espacial desses fenômenos pretende-se gerar um modelo de predição que auxilie na tomada de decisão no plano de gestão da microbacia e no uso sustentável e proteção dos recursos hídricos subterrâneos em áreas vulneráveis como os afloramentos do SAG. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAES, Claudiane Otilia. Modelagem espacial de áreas de recarga subterrânea em região de afloramento do sistema aquífero guarani (sag), em Brotas/SP. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.