Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem espacial de áreas de recarga subterrânea em região de afloramento do Sistema Aquífero Guarani (SAG) em Brotas/SP

Processo: 12/07703-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Probabilidade e Estatística - Probabilidade e Estatística Aplicadas
Pesquisador responsável:Rodrigo Lilla Manzione
Beneficiário:Claudiane Otilia Paes
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Geoestatística   Hidrogeologia   Análise espacial

Resumo

Em áreas de recarga de aquíferos a infiltração da água no solo em profundidade é fundamental para que a demanda não supere a oferta de água. Os diferentes métodos de manejar o solo em função de sua ocupação vão exercer pressão sobre esse recurso e gerar respostas distintas na sua capacidade de recarga. Modelar a variabilidade espacial de atributos físicos e hídricos do solo é uma questão chave para o sucesso de sistemas de gestão do uso do solo que possibilitem a recarga das águas subterrâneas. Através de métodos geoestatísticos é possível acessar essa informação e mapear áreas mais favoráveis ou desfavoráveis à recarga dentro de um modelo de predição espacial que reúna diversas variáveis que expliquem a variação dos níveis freáticos. Este trabalho tem como objetivo modelar os diferentes níveis de resposta do Sistema Aquífero Guarani (SAG) em função do uso do solo e propriedades físico-hídricas do solo, na bacia do Ribeirão da Onça em Brotas/SP. Através de um levantamento de variáveis como textura, granulometria, condutividade hidráulica e resistência à penetração, associado a uma coleção de séries temporais de níveis freáticos e imagens de satélite classificadas da bacia, pretende-se testar a metodologia da krigagem da regressão para criar um modelo de predição espacial capaz de gerar mapas que representem os locais com maiores e menores níveis de infiltração e movimento da água no solo, e sua interferência na recarga. O mapeamento será feito buscando estabelecer relações principalmente entre os cultivos de cana-de-açúcar, eucalipto, citros e pastagens e a recarga na área em um ano hidrológico. A partir da descrição espacial desses fenômenos pretende-se gerar um modelo de predição que auxilie na tomada de decisão no plano de gestão da microbacia e no uso sustentável e proteção dos recursos hídricos subterrâneos em áreas vulneráveis como os afloramentos do SAG.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAES, Claudiane Otilia. Modelagem espacial de áreas de recarga subterrânea em região de afloramento do sistema aquífero guarani (sag), em BrotasSP. 2014. 87 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agronômicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.