Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão gênica em resposta ao tratamento com Euphorbia tirucalli (Aveloz) em carcinoma epidermóide de laringe

Processo: 12/07853-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Flávia Cristina Rodrigues Lisoni
Beneficiário:Gabriela Bueno Franco
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células   Genética molecular   Expressão gênica

Resumo

O câncer de cabeça e pescoço inclui as neoplasias que surgem na cavidade oral, faringe e laringe e a maioria é do tipo histológico espinocelular. Mundialmente, este é o sexto tipo de câncer mais comum, e compreende cerca de 6% entre todos os tipos de câncer. Mais de 500.000 casos novos e cerca de 300.000 óbitos por tumores de cabeça e pescoço são estimados por ano. O tratamento para câncer de cabeça e pescoço inclui cirurgia, terapia por irradiação e quimioterapia. Quando a doença está avançada, o tratamento é normalmente com quimioterapia, ou cirurgia seguida de radio-quimioterapia. A cirurgia é o método mais antigo utilizado como tratamento do câncer, mas é um método altamente invasivo, podendo causar lesões estéticas irrecuperáveis, com um significativo comprometimento funcional. Em função disso, algumas plantas vêm sendo utilizadas no tratamento do câncer e uma delas tem despertado interesse científico, a Euphorbia tirucalli L. (E. tirucalli), conhecida popularmente como avelóz, utilizada no tratamento fitoterápico de asma, úlceras, verrugas e tumores em geral. Em função da importância da atividade antitumoral do látex da E. tirucalli, incluindo seus elementos químicos, foi proposto o presente trabalho que tem como objetivo geral avaliar a influência desse fitoterápico nas células neoplásicas sobre a morfologia, progressão e a metastatização do câncer. Para isso será utilizada uma linhagem celular de carcinoma epidermóide de laringe (Hep-2) e analisada a morfologia, o índice de proliferação celular e a expressão gênica diferencial após o tratamento com a E. tirucalli. Assim poderemos entender um pouco dos mecanismos genéticos e das suas interações nas diferentes cascatas de sinalização que esse fitoterápico atua.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO-SALLA, GABRIELA BUENO; PRATES, JANESLY; CARDIN, LAILA TONIOL; DINARTE DOS SANTOS, ANEMARI RAMOS; DA SILVA, JR., WILSON ARAUJO; DA CUNHA, BIANCA RODRIGUES; TAJARA, ELOIZA HELENA; OLIANI, SONIA MARIA; RODRIGUES-LISONI, FLAVIA CRISTINA. Euphorbia tirucalli modulates gene expression in larynx squamous cell carcinoma. BMC COMPLEMENTARY AND ALTERNATIVE MEDICINE, v. 16, MAY 21 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCO, Gabriela Bueno. Análise da expressão gênica em resposta ao tratamento com Euphorbia tirucalli (Aveloz) em carcinoma epidermóide de laringe. 2014. 115 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.