Busca avançada
Ano de início
Entree

Porções de alimentos e número de refeições realizadas por adultos e idosos do Município de São Paulo: relação com o estado nutricional e perfil lipídico

Processo: 12/08431-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Pesquisador responsável:Regina Mara Fisberg
Beneficiário:Jaqueline Lopes Pereira França
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil
Assunto(s):Tamanho da porção   Obesidade   Perfil lipídico

Resumo

INTRODUÇÃO: O excesso de peso configura um dos maiores problemas de saúde pública em vários países, visto que é fator de risco para diversos agravos à saúde. Muitos aspectos estão relacionados a essa questão, entre eles, o número de refeições realizadas e o tamanho das porções de alimentos, porém a contribuição de ambos para essa epidemia ainda não é bem estabelecida. Esses fatores poderiam, ainda, alterar o perfil lipídico, que, assim como o excesso de tecido adiposo, é fator de risco cardiometabólico, contudo, as evidências ainda são inconsistentes. OBJETIVO: Avaliar a associação entre porções dos alimentos e o número de refeições realizadas com o estado nutricional e o perfil lipídico de residentes do município de São Paulo. MÉTODOS: Serão utilizados dados provenientes do estudo transversal de base populacional ISA-Capital 2008, referentes à amostra de residentes do Município de São Paulo. Os indivíduos serão categorizados em dois grupos: com e sem excesso de peso e, dentro de cada um, será feita uma subdivisão de acordo com o número de refeições realizadas ao longo de um dia em: 1 a 2; 3 a 5; 6 ou mais refeições. Os alimentos relatados em cada R24h serão agrupados segundo o valor nutricional e os hábitos alimentares da população paulistana. Será, então, investigada a associação entre o estado nutricional, o consumo de grupos de alimentos e o perfil lipídico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, JAQUELINE LOPES; MENDES, ALINE; CRISPIM, SANDRA PATRICIA; MARCHIONI, DIRCE MARIA; FISBERG, REGINA MARA. Association of Overweight with Food Portion Size among Adults of Sao Paulo - Brazil. PLoS One, v. 11, n. 10 OCT 5 2016. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JAQUELINE LOPES PEREIRA FRANÇA. Porções de alimentos e número de refeições realizadas por adultos e idosos do muncípio de São Paulo: relação com excesso de peso e perfil lipídico. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.