Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito adjuvante da Propionibacterium acnes em vacina de células dendríticas na profilaxia e terapia do melanoma murino

Processo: 12/09885-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ieda Maria Longo Maugéri
Beneficiário:Mayari Eika Ishimura
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Propionibacterium acnes   Melanoma   Células dendríticas

Resumo

O uso de adjuvantes para potencializar e modular a resposta imune protetora e eficaz é de fundamental importância, uma vez que sua eficácia tem sido observada tanto em imunoprofilaxia, como em imunoterapia. Dentre as substâncias adjuvantes estudadas destacam-se os adjuvantes biológicos, como a Propionibacterium acnes (P. acnes). Em linha de pesquisa de nosso laboratório são estudados os efeitos imunomoduladores da suspensão de P. acnes morta pelo calor e de seu componente polissacarídico solúvel purificado (PS), sobre a resposta imune inata e adaptativa em diferentes modelos experimentais. Sabe-se que a P. acnes aumenta a atividade fagocítica e tumoricida de macrófagos, potencializa o choque endotóxico ao LPS, aumenta a resistência a diversos patógenos, além de induzir síntese de citocinas pró-inflamatórias e aumentar a resposta de anticorpos a diferentes antígenos. O PS mostrou-se um componente bacteriano importante uma vez que induz efeitos biológicos semelhantes aos obtidos no tratamento dos animais com a suspensão de P. acnes morta pelo calor. Essa bactéria e o PS também agem sobre precursores de células dendríticas, induzindo recrutamento, ativação e maturação dessas células. As células dendríticas têm papel fundamental na indução da resposta imune protetora e eficaz no momento da apresentação de antígeno e isso depende do padrão de expressão de moléculas de superfície destas células, vias de ativação e do ambiente de citocinas gerados, que podem ser modulados pela P. acnes. Como é crescente o número de trabalhos clínicos e em modelos experimentais analisando o papel das células dendríticas autólogas, manipuladas in vitro com extratos tumorais, no tratamento de neoplasias, temos por objetivo no presente trabalho avaliar como as células dendríticas maturadas em cultura com P. acnes ou PS, e pulsadas in vitro com antígenos tumorais atuam na resposta específica antitumoral, utilizando como modelo experimental o melanoma murino. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISHIMURA, MAYARI E.; TEIXEIRA, DANIELA; SILVEIRA, GABRIELA DA P.; GAMBERO, MONICA; GAMA, GABRIEL A. C.; PIMENTA, BRUNA S. O.; RODRIGUES, ELAINE G.; LONGO-MAUGERI, IEDA M. Killed Propionibacterium acnes enhances immunogenicity and tumor growth control of a dendritic-tumor cell hybrid vaccine in a murine melanoma model. PLoS One, v. 13, n. 10 OCT 9 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.