Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativas de herdabilidade em populações naturais contínuas e fragmentadas de Araucaria angustifolia (Bertol.) Kuntze

Processo: 12/10865-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Alexandre Magno Sebbenn
Beneficiário:Erica Cristina Bueno da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional

Resumo

Os ecossistemas naturais representam uma fonte imensurável de recursos genéticos atuais e potenciais do homem, tanto como fonte direta de produtos como produzindo outros serviços. Grande parte desses recursos vem sendo destruída de modo irreversível, antes mesmo do seu conhecimento, exigindo medidas urgentes de sua conservação Devido a isso, se torna necessário estudos mais aprofundados destas espécies em potencial. Um ponto fundamental é entender como a variabilidade fenotípica, resulta da ação conjunta dos efeitos genéticos e de ambiente, o que pode feito determinando a herdabilidade de caracteres adaptativos. Os objetivos deste trabalho são investigar o controle genético de caracteres de crescimento em populações naturais continuas e fragmentadas de Araucaria angustifolia. As seguintes questões serão abordadas: i) Existem diferenças nos níveis de herdabilidade entre diferentes populações e entre gerações de mesma população? e ii)Quais os níveis de herdabilidade em caracteres de crescimento em populações naturais? O presente estudo será desenvolvido com duas populações de A. angustifólia, sendo uma delas localizada na Reserva Genética Florestal (RGF) de Caçador, no Planalto Norte do Estado de Santa Catarina, na região meio-oeste do município de Caçador - SC e a outra área de estudo será em um fragmento de floresta de 5,4 ha localizada em uma fazenda. O fragmento esta localizado no planalto do Estado do Paraná, dentro das bacias do Iguaçu. As análises dos dados serão feitas com os método de Ritland (1996a) e Ritland e Travis (2004) utilizando o programa Mark versão 3.1 (Ritland, 2004). Os resultados permitirão entender a relação destes indivíduos nas áreas de estudo através de seus coeficientes de herdabilidade.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Erica Cristina Bueno da. Estimativas de herdabilidades em populações naturais contínuas e fragmentadas de araucaria angustifolia (bertol.) kuntze. 2014. 64 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.