Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura e composição da comunidade de esfingídeos (Lepidoptera: Sphingidae) atraídos por luz da Estação Biológica de Boracéia, Salesópolis, São Paulo

Processo: 12/12087-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marcelo Duarte da Silva
Beneficiário:Pedro Ivo Chiquetto Machado
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Distribuição geográfica   Conservação   Diversidade

Resumo

Os entomólogos Romualdo Ferreira D'Almeida e Lauro Travassos Filho realizaram, durante 1948 e 1949, coletas mensais de Sphingidae na Estação Biológica de Boracéia, Salesópolis, Estado de São Paulo, o que resultou em uma expressiva coleção destes lepidópteros, depositada no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. A falta de estudos de estrutura e composição de comunidades de esfingídeos da Mata Atlântica e a possibilidade de comparação com os dados provenientes da década de 1940 levaram à apresentação deste projeto, que buscará analisar e descrever a esfingofauna desta importante reserva de Mata Atlântica. Serão estudados aspectos da diversidade de Sphingidae como riqueza e composição de espécies, abundâncias absoluta e relativa e equabilidade. Os esfingídeos serão amostrados mensalmente durante um ano, por quatro noites consecutivas no período de lua nova de cada mês. A fim de possibilitar comparações com as amostragens realizadas na década de 1940, para as quais dados de abundância não estão disponíveis, serão aplicados métodos de análise que levam em conta apenas riqueza e composição de espécies, como o estimador de riqueza Jackknife e a análise de coordenadas principais. Por outro lado, dados de abundância serão registrados nas amostragens realizadas neste projeto, permitindo descrições e análises mais aprofundadas. Para isso serão aplicados métodos que levam em conta tanto riqueza e composição quanto número de indivíduos, como a análise de correspondência e a construção de diagramas de Whittaker.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHIQUETTO-MACHADO, PEDRO I.; AMORIM, FELIPE W.; DUARTE, MARCELO. Long-term stability of the hawkmoth fauna (Lepidoptera, Sphingidae) in a protected area of Brazilian Atlantic Rain Forest. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION, v. 22, n. 2, p. 277-286, APR 2018. Citações Web of Science: 2.
ROCHA VIEIRA, KELY CRISTINA; MORAES, SIMEAO DE SOUZA; CHIQUETTO-MACHADO, PEDRO IVO; DUARTE, MARCELO. Crepuscular and nocturnal hawkmoths (Lepidoptera: Sphingidae) from a fragment of Atlantic rainforest in the state of Sao Paulo, southeastern Brazil. FLORIDA ENTOMOLOGIST, v. 98, n. 1, p. 342-348, MAR 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.