Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e estrutura genética de Pilosocereus jauruensis: uma cactácea restrita aos enclaves de vegetação xérica no entorno do bioma Pantanal

Processo: 12/12096-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Evandro Marsola de Moraes
Beneficiário:Mariana Ortiz de Godoy
Instituição-sede: Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Campos rupestres   Diversidade genética   Cerrado   Marcador molecular

Resumo

Estudos de diversidade e estrutura genética em espécies com distribuição naturalmente fragmentada em ilhas continentais são importantes para a conservação, pois essas populações geralmente estão mais sujeitas a perda de diversidade genética e elevada endogamia como resultado do isolamento e da deriva genética. A espécie de cactácea colunar Pilosocereus jauruensis apresenta distribuição restrita aos enclaves de vegetação xérica sobre afloramentos rochosos no entorno do bioma Pantanal, com ocorrência reportada nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Paraguai. Essa espécie foi recentemente ressuscitada de sinonímia dentro do grupo P. AURISETUS, o qual agrupa um conjunto de táxons relacionados com distribuição associada aos campos rupestres do leste e centro-oeste do Brasil. As populações associadas a habitats xéricos exibindo distribuição fragmentada em várias regiões da América do Sul podem representar relictos de populações mais amplamente distribuídas no passado como resultado de mudanças na distribuição dessa vegetação causada por oscilações climáticas durante o Quaternário. O objetivo deste projeto é analisar a estrutura genética populacional em P. jauruensis utilizando marcadores microssatélites e avaliar a importância relativa de fluxo gênico passado e recente na manutenção da diversidade genética e estrutura das populações estudadas. Os resultados desse estudo poderão revelar segmentos populacionais distintos dentro de P. jauruensis, visto que vários táxons foram anteriormente descritos e sinonimizados em sua área de distribuição.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KHAN, GULZAR; GODOY, MARIANA O.; FRANCO, FERNANDO F.; PEREZ, MANOLO F.; TAYLOR, NIGEL P.; ZAPPI, DANIELA C.; MACHADO, MARLON C.; MORAES, EVANDRO M. Extreme population subdivision or cryptic speciation in the cactus Pilosocereus jauruensis? A taxonomic challenge posed by a naturally fragmented system. SYSTEMATICS AND BIODIVERSITY, v. 16, n. 2, p. 188-199, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.