Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da Distrofia Muscular de Duchenne na atuação do sistema estomatognático - análise eletromiográfica, força de mordida e eficiência mastigatória

Processo: 12/12673-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Simone Cecilio Hallak Regalo
Beneficiário:Bruno Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Eletromiografia   Eletromiografia de superfície   Força de mordida

Resumo

A Distrofia Muscular de Duchenne é uma doença neuromuscular com padrão de herança genética ligada ao sexo, letal, que apresenta incidência de 1:3500 meninos. A Distrofia Muscular de Duchenne é causada por alteração localizado no locus xp21 do cromossomo X, essencialmente no gene (dys) que codifica a proteína fibrosa do sarcolema denominada distrofina. Os indivíduos portadores da doença apresentam quadro clínico de perda da força muscular progressiva iniciando-se na região proximal dos membros inferiores, geralmente por volta dos cinco anos de idade. Os primeiros sinais evidenciados são distúrbios de deambulação tendo como característica o sinal de "Gowers". Este estudo observacional de corte transversal tem por finalidade analisar o padrão da atividade eletromiográfica dos músculos masseter e temporal, a força de mordida, a espessura muscular e a eficiência mastigatória dos indivíduos portadores de Distrofia Muscular de Duchenne atendidos na UNAERP e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Os resultados deste trabalho irão permitir a avaliação integral do sistema estomatognático do ponto de vista morfológico e funcional relacionado à doença e comparar os dados com um grupo controle, saudável. A descrição e a correlação entre as variáveis serão analisadas utilizando-se estatística descritiva, teste de normalidade Komolgorov-Smirnov, testes de correlação (Pearson ou Spearman). Além disso, serão avaliadas as propriedades psicométricas dos dados quanto à consistência interna (efeitos teto e piso, coeficiente alfa de Cronbach, matriz de correlação entre itens e correlação item-total) e validade discriminante (teste "t"). Modelos de regressão linear múltipla verificarão a relação entre os dados eletromiográficos, força de mordida, ultrassonográficos e da eficiência mastigatória.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, BRUNO; DA SILVA, GABRIEL PADUA; GONCALVES, CAMILA ROSA; ARNONI, VERIDIANA WANSHI; SIESSERE, SELMA; SEMPRINI, MARISA; VERRI, EDSON DONIZETTI; CHAVES, THAIS CRISTINA; HALLAK REGALO, SIMONE CECILIO. Stomatognathic function in Duchenne muscular dystrophy: a case-control study. DEVELOPMENTAL MEDICINE AND CHILD NEUROLOGY, v. 58, n. 5, p. 516-521, MAY 2016. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.