Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro da fermentação ruminal e da biohidrogenação de fontes de óleo vegetal com a inclusão de glicerol

Processo: 12/13122-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Telma Teresinha Berchielli
Beneficiário:Pablo de Souza Castagnino
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/16000-0 - Avaliação in vitro da fermentação ruminal e da biohidrogenação de fontes de óleo vegetal com a inclusão de glicerol, BE.EP.MS
Assunto(s):Glicerol

Resumo

As populações microbianas presentes no rúmen são responsáveis por grande parte da digestão da matéria orgânica e do fornecimento de nutrientes para o metabolismo do animal hospedeiro. As interações entre as comunidades microbianas podem ser alteradas através das estratégias nutricionais adotadas, apresentando reflexo sobre a dinâmica de fermentação ruminal e consequentemente no desempenho dos animais. Atualmente com a elevação da disponibilidade de glicerina bruta oriunda da indústria de biodiesel, sua utilização tem sido realizada em substituição parcial aos grãos de cereais da dieta com redução de custos do sistema produtivo. A utilização da glicerina bruta também tem sido aliada com fontes lipídicas. Essa estratégia nutricional permite elevar a densidade energética da dieta e possivelmente reduzir o processo de lipólise no rúmen com menor liberação de ácidos graxos insaturados no meio e redução da biohidrogenação. Porém pouco é conhecido sobre as possíveis alterações na microbiota ruminal e no perfil dos ácidos graxos da dieta. O objetivo deste trabalho será avaliar in vitro as alterações na fementação ruminal e no perfil dos ácidos graxos do óleo de soja e de linhaça com a inclusão de glicerol em uma dieta composta por feno de tifton 85 (Cynodon spp.). O delineamento experimental utilizado será o de medidas repetidas no tempo tendo nas parcelas um fatorial 2X2 (dois teores de glicerol e duas fontes de óleo).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASTAGNINO, P. S.; MESSANA, J. D.; FIORENTINI, G.; DE JESUS, R. B.; VITO, E. SAN; CARVALHO, I. P. C.; BERCHIELLI, T. T. Glycerol combined with oils did not limit biohydrogenation of unsaturated fatty acid but reduced methane production in vitro. ANIMAL FEED SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 201, p. 14-24, MAR 2015. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CASTAGNINO, Pablo de Souza. In vitro fermentation parameters and biohydrogenation of vegetable oils without glycerol. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.