Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade entre 4 materiais genéticos de Eucalyptu spp. quanto à distribuição de raízes finas em latossolos muito profundos

Processo: 12/13380-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Jean Paul Laclau
Beneficiário:Rafael Costa Pinheiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Solos   Raízes de plantas

Resumo

A dinâmica de raízes em camadas muito profundas do solo é um assunto, até hoje, pouco estudado para espécies arbóreas. Este tema pode ser importante para programas de melhoramento genético, pois um crescimento rápido das raízes em profundidade pode contribuir para explicar diferentes taxas de sobrevivência entre clones nos latossolos muito profundos, em períodos excepcionalmente secos. O conhecimento da distribuição de raízes finas no solo pode também influenciar na escolha do parcelamento da fertilização, a fim de reduzir os custos e adaptar as aplicações de adubo às capacidades dos clones de absorverem os nutrientes antes de sua perda por lixiviação. Apesar da densidade de raízes finas de Eucalyptus diminuir à medida que aumenta a profundidade, estas ainda são capazes de absorver uma quantidade significativa de água a 10 m de profundidade, especialmente em períodos de déficit hídrico. Assim, os objetivos propostos pelo projeto são: a) avaliar a densidade de raízes finas de 4 diferentes materiais genéticos de Eucalyptus aos 2 e 3 anos de idade; b) comparar a área dessas raízes com a área foliar na escala do povoamento; e c) avaliar se a relação entre a altura média do povoamento e a profundidade máxima atingida pelas raízes finas, já encontrada em uma monoprocedência de E. grandis, é válida para outros materiais genéticos. Para a coleta de raízes no solo, será utilizado um trado semimecanizado coletando amostras de solo, a várias distâncias das árvores, até atingir 16 m de profundidade. As raízes finas (diâmetro < 2 mm) e as folhas serão escaneadas e analisadas pelos softwares WinRhizo e ImageJ, respectivamente. Ao final do projeto, espera-se comparar as densidades de raízes finas nos perfis de solo até 16 m de profundidade entre os materiais genéticos, estimar a relação entre altura das árvores e profundidade máxima atingida pelas raízes finas e avaliar se as características destas raízes podem ser previstas a partir das características das folhas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, RAFAEL COSTA; DE DEUS, JR., JOSE CARLOS; NOUVELLON, YANN; CAMPOE, OTAVIO CAMARGO; STAPE, JOSE LUIZ; ALO, LIVIA LANZI; GUERRINI, IRAE AMARAL; JOURDAN, CHRISTOPHE; LACLAU, JEAN-PAUL. A fast exploration of very deep soil layers by Eucalyptus seedlings and clones in Brazil. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 366, p. 143-152, APR 15 2016. Citações Web of Science: 19.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINHEIRO, Rafael Costa. Variabilidade entre materiais genéticos de eucalyptus spp quanto à distribuição de raízes finas em latossolos profundos. 2014. 81 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agronômicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.