Busca avançada
Ano de início
Entree

Suplementação de bovinos confinados com selênio, Vitamina E e óleo de canola sobre a eficiência alimentar, qualidade da carne e expressão gênica

Processo: 12/13666-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Arlindo Saran Netto
Beneficiário:Gisele Fernanda Greghi
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Ácidos graxos   Colesterol   Antioxidantes   Expressão gênica

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar o efeito da suplementação de selênio, vitamina E e óleo de canola sobre a eficiência alimentar, qualidade da carne, atividade das glutationas peroxidases e expressão gênica das glutationas peroxidase 1 e 4, redutase, sintetase; fator nuclear eritróide Nrf2; delta-9-dessaturase; SREBP-1c e HMG-CoA redutase. Quarenta e oito bovinos Nelore alocados em "calan gate" nas dependências do Departamento de Zootecnia da FZEA-USP Pirassununga, SP serão divididos em 4 grupos : Controle (C): dieta base; Controle + Antioxidantes (C+A): adição de 2,5mg Se e 500 UI de Vitamina E /Kg de MS; Controle + óleo (C+O): adição de 3% de óleo de canola/Kg de MS; Óleo + Antioxidantes (O+A): adição de 3% de óleo de canola, 2,5mg Se e 500 UI de Vitamina E/Kg de MS. Diariamente terão monitorada a ingestão de matéria seca e nas semanas 0, 4, 8 e 12 serão pesados e terão sangue coletado para avaliação de glicose, colesterol total, triglicérides, selênio, vitamina E. Ao final do experimento, serão abatidos, pesados, avaliada coloração, área de olho de lombo, espessura de gordura e serão coletadas amostras de fígado, músculo (L. dorsi) e tecido adiposo subcutâneo para análises de Se, vitamina E, TBARS, perfil de ácidos graxos, colesterol, maciez, atividade e expressão gênica de glutationas, expressão gênica de Nrf2, delta-9-dessaturase, SREBP-1c e HMG-CoA redutase. O delineamento será do tipo inteiramente casualizado e os dados serão analisados pelo PROC SAS a 5% de significância.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LATORRE, ANDREIA O.; GREGHI, GISELE F.; NETTO, ARLINDO SARAN; FUKUMASU, HEIDGE; BALIEIRO, JULIO C.; CORREA, LISIA B.; ZANETTI, MARCUS A. Selenium and vitamin E enriched diet increases NK cell cytotoxicity in cattle. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 34, n. 11, p. 1141-1145, NOV 2014. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.