Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos do trióxido de arsênio sobre o sistema genital de camundongos adultos

Processo: 12/14342-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Raquel Frenedoso da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Camundongos

Resumo

O arsênio (As) é um metal pesado distribuído por toda a crosta terrestre, solo, sedimentos, água, ar e organismos vivos. Assim sendo, a exposição natural a este metal torna-se inevitável, caracterizando-o como um contaminante ambiental com efeitos mutagênicos, teratogênicos e carcinogênicos já descritos. O trióxido de arsênio (As2O3), a forma trivalente do arsênio, é um composto inorgânico que recentemente tem se mostrado altamente eficaz e muito utilizado no tratamento para diminuir ou eliminar a leucemia promielocítica aguda (LPA), uma vez que a terapia induz remissão em mais de 90% dos casos. Pacientes com diagnóstico precoce de LPA podem ser curados com o mínimo ou até mesmo sem nenhuma quimioterapia se utilizado o tratamento com trióxido de arsênio, pois as doses utilizadas capazes de induzir a remissão da doença não causam a mesma toxicidade daquela causada pela quimioterapia. Diante da crescente utilização do As2O3 como uma terapia alternativa para o tratamento da leucemia e da escassez de resultados sobre os seus efeitos colaterais sobre a reprodução masculina, justifica-se a realização do presente estudo, pelo qual se pretende avaliar os efeitos imediatos e após período de suspensão do tratamento sobre a estrutura e função reprodutiva de camundongos machos expostos ao trióxido de arsênio na idade adulta, nas doses de 0,3mg/kg e 3,0mg/kg por 50 dias. Para tanto, serão investigados parâmetros como peso dos órgãos reprodutores, análises espermáticas (número e tempo de trânsito dos espermatozoides no epidídimo, motilidade e morfologia), dosagens hormonais, dosagem de arsênio no sangue, histopatologia do testículo e epidídimo, além de teste de fertilidade por acasalamento natural.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, RAQUEL FRENEDOSO; BORGES, CIBELE DOS SANTOS; LAMAS, CELINA DE ALMEIDA; ALVES CAGNON, VALERIA HELENA; KEMPINAS, WILMA DE GRAVA. Arsenic trioxide exposure impairs testicular morphology in adult male mice and consequent fetus viability. JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES, v. 80, n. 19-21, SI, p. 1166-1179, 2017. Citações Web of Science: 7.
DA SILVA, RAQUEL FRENEDOSO; BORGES, CIBELE DOS SANTOS; VILLELA E SILVA, PATRICIA; MISSASSI, GABRIELA; ALMEIDA KIGUTI, LUIZ RICARDO; PUPO, ANDRE SAMPAIO; BARBOSA JUNIOR, FERNANDO; ANSELMO-FRANCI, JANETE APARECIDA; KEMPINAS, WILMA DE GRAVA. The Coadministration of N-Acetylcysteine Ameliorates the Effects of Arsenic Trioxide on the Male Mouse Genital System. OXIDATIVE MEDICINE AND CELLULAR LONGEVITY, 2016. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Raquel Frenedoso da. Ação protetora da N-acetilcisteína sobre efeitos persistentes do trióxido de arsênio no sistema genital de camundongos Swiss. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.