Busca avançada
Ano de início
Entree

Flora do Distrito Federal, Brasil: gêneros Apuleia, Copaifera, Cenostigma, Dimorphandra, Hymenaea, Peltogyne, Peltophorum e Tachigali (Leguminosae - Caesalpinioideae)

Processo: 12/14824-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 01 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Vinicius Castro Souza
Beneficiário:Cássio Augusto Patrocínio Toledo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Biogeografia   Flora   Leguminosae   Caesalpiniaceae   Cerrado   Distrito Federal

Resumo

Este projeto prevê o estudo taxonômico das espécies de Apuleia, Copaifera, Cenostigma, Dimorphandra, Hymenaea, Peltogyne, Peltophorum e Tachigali (Leguminosae - "Caesalpinioideae") ocorrentes no Distrito Federal (DF). Esta região possui uma flora rica em espécies, uma vez que está inserida nos domínios do bioma Cerrado, considerado o mais biodiverso dentre as savanas do mundo. Leguminosae é a terceira maior família de angiospermas no mundo, sendo no Brasil a mais diversa, compreendendo 2694 espécies, das quais 1458 são endêmicas ao país. A família possui distribuição cosmopolita e é representada por uma ampla variedade de formas de vida. A subfamília "Caesalpinioideae" corresponde a um grupo parafilético dentro das Leguminosae, é dividida em quatro tribos (Cercideae, Detarieae, Cassieae e Caesalpinieae), apresenta 2250 espécies no mundo e compreende ervas, lianas, arbustos e árvores. Para elaboração do trabalho, serão feitas solicitações de empréstimo de materiais e consultas a herbários e referências bibliográficas. O levantamento preliminar de "Caesalpinioideae" no DF aponta para a ocorrência de 18 espécies distribuídas nos oito gêneros citados acima. Com isso, o tratamento taxonômico das espécies de Apuleia, Copaifera, Cenostigma, Dimorphandra, Hymenaea, Peltogyne, Peltophorum e Tachigali ocorrentes no Distrito Federal irá disponibilizar descrições morfológicas, chaves de identificação, mapas de distribuição geográfica e pranchas ilustradas.