Busca avançada
Ano de início
Entree

Explorando a construção das narrativas em jogos pedagógicos: um estudo de caso da coleção de jogos Personatges en joc

Processo: 12/17227-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Maria Lucia Santaella Braga
Beneficiário:Patrícia Margarida Farias Coelho
Supervisor no Exterior: Ruth Sofia Contreras Espinosa
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat de Vic (UVIC), Espanha  
Vinculado à bolsa:10/51751-8 - Seduzindo a consumidora do Século XXI: a publicidade inter-cognitiva dos advergames, BP.PD
Assunto(s):Semiótica   Jogos educativos   Relatos de casos

Resumo

Na atual conjuntura, os games não podem ser mais considerados apenas como entretenimento, posto que os jogos assumiram outras funções (papéis) em nossa sociedade, sendo utilizados em diferentes esferas sociais. Dentre elas, destacamos os jogos voltados para a educação (serious games) e os jogos com finalidade publicitária (advergames/persuasive games). No entanto, embora haja esforço por parte de muitos pesquisadores, ainda existem lacunas na pesquisa referente ao desenvolvimento desse objeto de estudo. Por esta razão, propomo-nos a elucidar a construção discursiva das narrativas encontradas nesses tipos de jogos. Contudo, por delimitação metodológica, esta investigação fica restrita à análise da estrutura das narrativas dos jogos pedagógicos. Para tanto, selecionamos como corpus a coleção de jogos espanhóis intitulada "Personatges en joc", criada em parceria pelas Universitat Politècnica de Catalunya e Universitat de Vic, com o apoio do governo da Catalunha. Esta escolha se deve à constituição desse corpus, que consiste, até o momento, em três jogos principais, aos quais se agregam uma série de outros, que, por sua vez, desencadeiam narrativas de diferentes disciplinas escolares, cumprindo, assim, um regime pedagógico multidisciplinar, no sentido de que não se limitam à exploração de somente uma disciplina, mas de várias e distintas entre si. Portanto, com este estudo, a partir de uma perspectiva discursiva-semiótica (Greimas; Courtés, 2008) e dialógica (Bakhtin, 2000), temos como horizonte a compreensão das narrativas no território dos jogos educativos, por meio do estudo de caso de "Personatges en joc", que contribuirá para a promoção da investigação dos jogos nas universidades brasileiras, bem como para sua aplicação na área de ensino e aprendizagem. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.