Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de células solares híbridas baseadas em filmes nanoestruturados de ZnO e Nb2O5

Processo: 12/07745-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Zaghete Bertochi
Beneficiário:Silvia Leticia Fernandes
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/57872-1 - Instituto Nacional de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):14/23336-7 - Células solares de perovskitas baseadas em filmes de óxido de nióbio, BE.EP.DR
Assunto(s):Óxido de zinco   Células solares   Células híbridas

Resumo

O crescimento do interesse por energia proveniente de fontes renováveis e limpas tem acelerado as pesquisas voltadas a fabricação de dispositivo como as células solares. Uma célula solar converte diretamente a energia proveniente do sol em energia elétrica. Atualmente, os dispositivos comercializados são feitos de placas de silício de alta qualidade de pureza. Recentemente, com a descoberta das células solares orgânicas, as pesquisas se intensificaram e na tentativa de melhorar o problema de degradação dessas células, surgiram as células solares híbridas e as células solares sensibilizadas por corante. Esses dispositivos se apresentam promissor na conversão de energia solar pois combinam as propriedades de ambos os materiais, inorgânicos e orgânicos conseguindo assim propriedades que individualmente esses materiais não apresentam. Assim, este projeto de pesquisa visa a fabricação de células solares híbridas e de Grätzel a partir de filmes de ZnO e Nb2O5. O Zno e o Nb2O5 serão preparados na forma de filme, sobre o qual será depositado o material orgânico. Os filmes serão caracterizados por medidas estruturais, morfológicas e ópticas. Depois de otimizados os parâmetros como espessura, densidade e estabilidade dos filmes, os dispositivos serão montados e caracterizados eletricamente para obtenção da máxima eficiência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
Luz más eficiente 
Luz mais eficiente 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, SILVIA L.; VERON, ANNA C.; NETO, NILTON F. A.; NUESCH, FRANK A.; DIAS DA SILVA, JOSE H.; ZAGHETE, MARIA A.; GRAEFF, CARLOS F. DE O. Nb2O5 hole blocking layer for hysteresis-free perovskite solar cells. Materials Letters, v. 181, p. 103-107, OCT 15 2016. Citações Web of Science: 22.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Silvia Leticia. Desenvolvimento de células solares de perovskita baseadas em filmes de óxidos nanoestruturados. 2016. 131 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Ciências.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.