Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação do modelo de migração vertical de Cs-137 para o cálculo de taxas de sedimentação recente em ambientes costeiros

Processo: 12/08634-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Química
Pesquisador responsável:Rubens Cesar Lopes Figueira
Beneficiário:Paulo Alves de Lima Ferreira
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Radioquímica

Resumo

Sob a perspectiva de conhecer os resultados das interações dos processos que movem a dinâmica sedimentar de ambientes costeiros e auxiliar nos trabalhos relativos ao histórico de impactos gerados nesses sistemas pela ocupação humana, este estudo investigará a aplicabilidade do modelo químico-matemático de migração vertical do radionuclídeo Cs-137 em colunas sedimentares para a avaliação de taxas de sedimentação recentes no Sistema Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape, no Alto Estuário de Santos e no Canal de Bertioga. Cs-137 é um radionuclídeo artificial caracterizado por seu alto rendimento de fissão e meia-vida de cerca de 30 anos. Ele já é amplamente usado neste tipo de estudo devido ao seu pico global de 1963. O modelo de migração vertical melhorará os resultados gerados, visto que os níveis de radioatividade deste nuclídeo são baixos no Hemisfério Sul, onde a principal fonte deste elemento é o fallout atmosférico de explosões nucleares pretéritas, e pelo fato de este ser um elemento com mobilidade vertical não-desprezível. A validação do modelo de migração vertical de Cs-137 será feita por comparações com os resultados com o modelo CIC (constant initial concentration) de Pb-210, que já é tido como válido pela comunidade científica e é amplamente usado mundo afora.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA FERREIRA, PAULO ALVES; SIEGLE, EDUARDO; FRANCA SCHETTINI, CARLOS AUGUSTO; DE MAHIQUES, MICHEL MICHAELOVITCH; LOPES FIGUEIRA, RUBENS CESAR. Statistical validation of the model of diffusion-convection (MDC) of Cs-137 for the assessment of recent sedimentation rates in coastal systems. Journal of Radioanalytical and Nuclear Chemistry, v. 303, n. 3, p. 2059-2071, MAR 2015. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Paulo Alves de Lima. Aplicação do modelo de migração vertical de 137Cs para o cálculo de taxas de sedimentação recente em ambientes costeiros. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.