Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre relógio biológico e metabolismo de glicogênio no fungo Neurospora crassa. Análise funcional de proteínas/fatores de transcrição envolvidos nestes processos.

Processo: 12/09435-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Maria Celia Bertolini
Beneficiário:Stela Virgilio
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/14513-0 - Estudos de conexão entre o relógio biológico e regulação do metabolismo de glicogênio em Neurospora crassa, BE.EP.DR
Assunto(s):Ritmo circadiano   Neurospora crassa   Fatores de transcrição   Expressão gênica   Relógios biológicos

Resumo

O trabalho aqui proposto está inserido em um Projeto Temático que tem como objetivo estudar os mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos na regulação do metabolismo de glicogênio utilizando como modelo o fungo Neurospora crassa. Recentemente, uma coleção de linhagens mutantes do fungo contendo genes que codificam fatores de transcrição individualmente nocauteados foi adquirida pelo laboratório, a qual foi utilizada em um rastreamento na busca de fatores de transcrição que participam na regulação do metabolismo de glicogênio, na situação normal de crescimento e durante uma situação de estresse, tal como estresse térmico. Algumas linhagens apresentaram um perfil de acúmulo de glicogênio distinto do apresentado pela linhagem selvagem, e os fatores de transcrição ausentes nestas linhagens foram considerados como prováveis reguladores do metabolismo de glicogênio no fungo.Entre os fatores de transcrição identificados, cinco estão descritos na literatura como proteínas relacionadas ao ritmo do relógio biológico e/ou na resposta a luz, como as proteínas RCO-1, CSP-1, CTF-1±, SUB-1 e SAH-2. Atualmente alguns trabalhos têm relatado a conexão entre ritmo circadiano e metabolismo, ou seja, como os organismos conectam o status nutricional e metabólico aos seus relógios biológicos. Isto nos levou a iniciar estudos de investigação sobre a correlação entre metabolismo de glicogênio e relógio biológico no fungo N. crassa, os quais foram realizados pela aluna candidata à bolsa. Foi demonstrado que em experimentos que mimetizam o relógio biológico, os níveis de glicogênio variam com períodos cíclicos entre 20 e 24 horas característicos do ritmo circadiano de N. crassa. Foi também demonstrado que a expressão dos genes que codificam as enzimas regulatórias glicogênio sintase (gsn) e glicogênio fosforilase (gpn) é induzida por luz, mostrando serem genes de indução tardia à luz. Os níveis dos transcritos gsn e gpn parecem seguir o ritmo circadiano, embora não tão pronunciado quanto os níveis do transcrito ccg-1 (controle positivo do experimento). Os resultados foram discutidos com a pesquisadora norte-americana Deborah Bell-Pedersen (Department of Biology, Texas A&M University, College Station, Texas, USA), a qual possui uma grande experiência na área de relógio circadiano em N. crassa e se mostrou altamente interessada em estabelecer um trabalho em colaboração. Parte do trabalho proposto foi definido em colaboração com a Dr. Bell-Pedersen e será realizado em seu laboratório.Como continuidade, pretendemos investigar mais profundamente o assunto, buscando entender quais proteínas podem estar envolvidas na regulação do metabolismo de glicogênio quando cultura é sincronizada ao relógio biológico e desta maneira, como os dois processos podem estar conectados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIRGILIO, STELA; CUPERTINO, FERNANDA BARBOSA; BERNARDES, NATALIA ELISA; FREITAS, FERNANDA ZANOLLI; SEKIJIMA TAKEDA, AGNES ALESSANDRA; DE MATTOS FONTES, MARCOS ROBERTO; BERTOLINI, MARIA CELIA. Molecular Components of the Neurospora crassa pH Signaling Pathway and Their Regulation by pH and the PAC-3 Transcription Factor. PLoS One, v. 11, n. 8 AUG 24 2016. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIRGILIO, Stela. Regulation of reserve carbohydrates metabolism in Neurospora crassa : responses to pH, calcium and carbon source stresses and to the biological clock. 2016. 221 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Química..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.