Busca avançada
Ano de início
Entree

Acoplamento entre processos biológicos e oxidativos avançados para o tratamento de esgoto sanitário: degradação de fármacos e reuso seguro

Processo: 12/09569-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Eduardo Bessa Azevedo
Beneficiário:Thiago Henrique Gomes da Silva
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/04550-8 - Síntese de catalisadores para degradação de fármacos por processo Fenton heterogêneo, BE.EP.DR
Assunto(s):Fármacos   Química ambiental

Resumo

Os avanços em Química Analítica e em Biologia Molecular permitiram a correlação entre compostos de origem antrópica em baixas concentrações e efeitos biológicos observados em seres humanos, organismos aquáticos e plantas. Atualmente sabe-se que várias classes de contaminantes são encontradas em águas superficiais, estações de tratamento de esgoto e de água e apresentam riscos mesmo em concentrações muito baixas (ng L-1). Os processos de tratamento biológico convencionais não conseguem remover completamente esses contaminantes. Nesse contexto, este Projeto pretende estudar as melhores condições de acoplamento entre um processo anaeróbio-aeróbio ao processo foto-Fenton homogêneo e o Fenton heterogêneo visando à degradação de fármacos de consumo elevado e que são frequentemente encontrados em esgoto sanitário. Os experimentos de degradação serão realizados com esgoto sanitário como matriz visando adequação à legislação vigente, bem como a produção de água de reuso. Os intermediários de degradação também poderão ser identificados, fornecendo informações para o melhoramento dos processos estudados, bem como possível correlação com os efeitos biológicos observados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, THIAGO H. G.; FURTADO, RAFAELY X. DE S.; ZAIAT, MARCELO; AZEVEDO, EDUARDO B. Tandem anaerobic-aerobic degradation of ranitidine, diclofenac, and simvastatin in domestic sewage. Science of The Total Environment, v. 721, JUN 15 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Thiago Henrique Gomes da. Acoplamento entre processos biológicos e oxidativos avançados para o tratamento de esgoto sanitário: degradação de fármacos e reúso seguro. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.