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Choros N.7, de Heitor Villa-Lobos: análise musical e aspectos composicionais

Processo: 12/11311-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Adriana Lopes da Cunha Moreira
Beneficiário:Denise Mayumi Ogata
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise musical

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise musical da peça Choros n. 7 (1924) para flauta, oboé, clarinete em Si bemol, saxofone alto em Mi bemol, fagote, violino e violoncelo (com a inserção de um tan-tam nos compassos finais) de Heitor Villa-Lobos. Buscaremos compreender aspectos de sua linguagem composicional, relacionando-os com os demais Choros, com a produção do compositor e com o cenário musical de seu tempo. Mais especificamente, realizaremos o estudo sobre quais elementos musicais, principalmente estruturais, poderão acrescentar parâmetros a uma compreensão mais aprofundada da obra; como os procedimentos composicionais dialogam com aspectos composicionais dos demais Choros e quais consideramos referencias para a obra de Villa-Lobos. A pesquisa justifica-se pela contribuição ao material de análise que vem sendo desenvolvido atualmente sobre os Choros, principalmente sob o ponto de vista composicional. A metodologia será baseada no levantamento bibliográfico sobre a produção musical do compositor, análise musical, técnicas de composição, orquestração, material empregado na música do século XX no Brasil e nos demais países ocidentais. Na conclusão procuraremos inter-relacionar os aspectos musicais levantados.