Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência dos sistemas de reforço sonoro na qualidade acústica de igrejas católicas

Processo: 12/11570-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Stelamaris Rolla Bertoli
Beneficiário:Iara Batista da Cunha
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Acústica arquitetônica

Resumo

Nas práticas litúrgicas da Igreja Católica, fala e música compõem as principais atividades, portanto, a qualidade acústica nas igrejas é essencial. Os sistemas de reforço sonoro (SRS) são utilizados como auxílio na resolução de alguns problemas recorrentes nestes espaços, como a dificuldade do alcance da voz a grandes distâncias ou a interferência de ruídos urbanos no ambiente interno. Porém, ao estudar a acústica de igrejas, poucos trabalhos consideram o uso dos SRS. Esta pesquisa pretende investigar a influência que estes sistemas exercem no campo sonoro destes espaços. Para isto, serão realizadas medições dos parâmetros acústicos Tempo de Reverberação (TR), Tempo de Decaimento Inicial (EDT), Clareza (C80) e Definição (D50), em bandas de oitava entre 63 Hz e 4 kHz, além do Índice de Transmissão da Fala (STI), em três igrejas católicas de diferentes volumes situadas na cidade de Campinas, SP. As medições serão feitas pelo método de resposta impulsiva, utilizando o software de avaliação acústica de salas Dirac da Bruel&Kjaer, e com o SRS em funcionamento. Será feita a comparação entre os resultados destas medições e dados já existentes destes mesmos parâmetros medidos sem o uso do SRS nas igrejas escolhidas. Espera-se identificar alguns aspectos favoráveis e desfavoráveis do uso destes sistemas nas igrejas estudadas a fim de alertar os profissionais sobre sua interferência na percepção sonora dos ambientes.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CUNHA, Iara Batista da. A influência dos sistemas de reforço sonoro na qualidade acústica de igrejas católicas. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.