Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de biopolímeros a base de quitina e quitosana quimicamente transformados para quelação de metais e para a captura e fixação de dióxido de carbono.

Processo: 12/13901-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Eduardo Rene Perez Gonzalez
Beneficiário:Fernanda Stuani Pereira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Dióxido de carbono   Complexação   Síntese orgânica

Resumo

O presente projeto visa estudar modificações estruturais que podem ser feitas na estrutura do polímero à base de quitina e quitosana. Essas modificações se dão pela síntese de diversos materiais poliméricos mediantes a reação de N-alquilação de quitina-quitosana com um aldeído aromático e reações de acoplamento entre o produto e diferentes sais de diazônio. A reação de acoplamento dá origem aos poli-azo-compostos que são formados por dois anéis fenila ligados pelo agrupamento -N=N-. Esses azo-polímeros podem ser materiais promissores para aplicações tecnológicas, como por exemplo, armazenamento óptico. Além da modificação química dos grupos laterais da cadeia polimérica de quitina-quitosana, pretende-se também estudar a capacidade de complexação de metais de transição com os produtos das transformações. Outro objetivo do presente projeto é o estudo da captura e fixação da molécula de CO2 na forma de carbonatos. A realização dos trabalhos propostos pode conduzir a materiais com potencial aplicação na solução de problemas ambientais tais como no tratamento de efluentes industriais e na reciclagem de dióxido de carbono, o que pode contribuir a redução da emissão deste gás para a atmosfera. Para confirmar a síntese dos compostos poliméricos, serão utilizadas técnicas de espectroscopia e espectrometria, tais como, FTIR, RMN em solução e RMN no estado sólido e espectrometria de massas com ionização por eletrospray. A técnica de UV-Visível será empregada nesse trabalho para verificar o efeito dos substituintes presentes na estrutura dos poli-azo-compostos durante a absorção na região do ultravioleta-visível. Também será estudada a estabilidade térmica desses compostos pelas técnicas de TG/FT-IR e DSC. Os complexos poliméricos e os policarbonatos também serão estudados pelas técnicas mencionadas anteriormente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, FERNANDA STUANI; LANFREDI, SILVANIA; PEREZ GONZALEZ, EDUARDO RENE; DA SILVA AGOSTINI, DEUBER LINCON; GOMES, HOMERO MARQUES; MEDEIROS, RICARDO DOS SANTOS. Thermal and morphological study of chitosan metal complexes. JOURNAL OF THERMAL ANALYSIS AND CALORIMETRY, v. 129, n. 1, p. 291-301, . (12/13901-3, 13/24487-6, 13/26576-6)
PEREIRA, FERNANDA STUANI; DE SOUZA, GLENDA GONCALVES; MORAES, PAULA G. P.; BARROSO, RAFAEL PIANCA; LANFREDI, SILVANIA; GOMES, HOMERO MARQUES; COSTA-FILHO, ANTONIO JOSE; PEREZ GONZALEZ, EDUARDO RENE. Study of chitosans interaction with Cu(II) from the corresponding sulfate and chloride salts. Cellulose, v. 22, n. 4, p. 2391-2407, . (12/13901-3)
PEREIRA, F. S.; PEREIRA, L. J.; CREDITO, D. F. A.; GIRAO, L. H. V.; IDEHARA, A. H. S.; GONZALEZ, E. R. P.. Cycling of waste fusel alcohols from sugar cane industries using supercritical carbon dioxide. RSC ADVANCES, v. 5, n. 99, p. 81515-81522, . (13/24487-6, 11/23438-6, 12/24330-7, 12/13901-3, 14/00289-3, 12/24661-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Fernanda Stuani. Estudos de biopolímeros a base de quitina e quitosana quimicamente transformados para quelação de metais e para a captura e fixação de dióxido de carbono. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.