Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de diferentes concentrações de dextrose e lipolissacarídeo no comportamento corrosivo do Ticp com superfície usinada e tratada com duplo ataque ácido

Processo: 12/14282-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Wirley Goncalves Assuncao
Beneficiário:Leonardo Perez Faverani
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Titânio   Tratamento de superfícies   Corrosão

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar o comportamento corrosivo do titânio comercialmente puro (Ticp) em função da superfície do Ti: usinada e modificada por tratamento com duplo ataque ácido, em simulador de fluidos corporais (SFC) com diferentes concentrações de dextrose (0; 5mM; 7,5 mM e 15 mM) e lipopolissacarídeo (LPS) (0; 0,15 µg/mL; 15 µg/mL; 150 µg/mL). A hipótese a ser testada é que o Ticp com tratamento de superfície por meio de duplo ataque ácido proposto irá gerar um padrão de corrosão diferente daquele observado na superfície usinada, tanto na associação das elevadas concentrações de dextrose e LPS, bem como avaliados isoladamente. Ainda, é hipotetizado que a presença de dextrose e LPS irão diminuir a resistência corrosiva do Ticp. Discos de Ticp serão confeccionados com diferentes padrões de superfície como mencionado anteriormente. Para o ensaio eletroquímico (n=5), testes padrões como potencial de circuito aberto, espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e teste potenciodinâmico serão conduzidos em solução de fluido corpóreo com diferentes concentrações de dextrose e LPS. A densidade de corrente de corrosão (Icorr), densidade de corrente de passivação (Ipass), potencial de corrosão (Ecorr), capacitância (Cdl) e resistência de polarização (Rp) da camada de óxido de Ti serão determinados. As superfícies dos discos serão caracterizadas pela microscopia eletrônica de varredura (MEV), microscopia de força atômica (MFA), e por meio da rugosidade de superfície e da microdureza. A espectrometria de energia dispersiva (EED) será usada para avaliar a composição dos óxidos formados na superfície do Ticp. Os dados quantitativos serão submetidos à análise estatística mais apropriada com nível de significância de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FAVERANI, LEONARDO P.; ASSUNCAO, WIRLEY G.; DE CARVALHO, PAULO SERGIO P.; YUAN, JUDY CHIA-CHUN; SUKOTJO, CORTINO; MATHEW, MATHEW T.; BARAO, VALENTIM A. Effects of Dextrose and Lipopolysaccharide on the Corrosion Behavior of a Ti-6Al-4V Alloy with a Smooth Surface or Treated with Double-Acid-Etching. PLoS One, v. 9, n. 3 MAR 26 2014. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAVERANI, Leonardo Perez. Efeitos de diferentes concentrações de dextrose e lipopolissacarídeo no comportamento corrosivo da liga Ti-6Al-4V com superfície usinada e tratada com duplo ataque ácido. 2013. 85 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Odontologia (Campus de Araçatuba).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.