Busca avançada
Ano de início
Entree

Fungos na compostagem da torta de filtro: diversidade, genômica e potencial biotecnológico

Processo: 12/14594-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:André Rodrigues
Beneficiário:Tássio Brito de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/12624-0 - Aplicação de métodos físico-químicos e enzimáticos na sacarificação do bagaço de cana: estudos de microrganismos, processos fermentativos relacionados e métodos de hidrólise, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):15/25252-8 - Explorando os fungos extremófilos da torta de filtro: análise genômica de Thermomucor indicae-seudaticae e a diversidade de espécies osmofílicas, BE.EP.DR
Assunto(s):Sacarificação   Diversidade   Resíduos agroindustriais   Enzimas   Pirosequenciamento

Resumo

A busca por combustíveis renováveis como alternativa ao uso de combustíveis fósseis levou a um crescente interesse na produção de bioetanol a partir de resíduos agroindustriais, destacando-se o bagaço da cana-de-açúcar. Representando cerca de 30% do peso seco da cana, o bagaço requer pré-tratamentos com enzimas fibrolíticas que permitem a posterior sacarificação dessa biomassa lignocelulósica. Nesse contexto, a utilização de enzimas que apresentem altas taxas de hidrólise e termotolerância é necessária para aprimorar o rendimento do processo. O presente projeto visa avaliar a dinâmica dos fungos termofílicos e termotolerantes em um sistema de compostagem da torta de filtro. Será avaliada a diversidade de fungos termofílicos e termotolerantes isolados em diferentes fases do processo de compostagem a partir de técnicas dependentes e independentes (pirosequenciamento) de cultivo. Os fungos isolados serão selecionados quanto à produção de enzimas úteis na sacarificação de material lignocelulósico (xilanases, celulases, pectinases). Além disso, para compreender quais enzimas são encontradas nas diferentes fases do processo de compostagem, a atividade dessas enzimas será mensurada in situ e correlacionada com os fungos produtores. Com um enfoque ecológico e aplicado, o projeto trará avanços no conhecimento da atuação dos fungos e suas respectivas enzimas no processo de hidrólise da celulose e hemicelulose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, TASSIO BRITO; GOSTINCAR, CENE; GUNDE-CIMERMAN, NINA; RODRIGUES, ANDRE. Genome mining for peptidases in heat-tolerant and mesophilic fungi and putative adaptations for thermostability. BMC Genomics, v. 19, FEB 20 2018. Citações Web of Science: 1.
DE OLIVEIRA, TASSIO BRITO; PADILHA LOPES, VIVIANE CRISTINA; BARBOSA, FERNANDO NOGUEIRA; FERRO, MILENE; MEIRELLES, LUCAS ANDRADE; SETTE, LARA DURAES; GOMES, ELENI; RODRIGUES, ANDRE. Fungal communities in pressmud composting harbour beneficial and detrimental fungi for human welfare. MICROBIOLOGY-SGM, v. 162, n. 7, p. 1147-1156, JUL 2016. Citações Web of Science: 1.
DE OLIVEIRA, TASSIO BRITO; GOMES, ELENI; RODRIGUES, ANDRE. Thermophilic fungi in the new age of fungal taxonomy. EXTREMOPHILES, v. 19, n. 1, p. 31-37, JAN 2015. Citações Web of Science: 14.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Tássio Brito de. Fungos na compostagem da torta de filtro : diversidade, genômica e potencial biotecnológico. 2016. 127 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.