Busca avançada
Ano de início
Entree

Como se leem os clássicos hoje: análise de projeções de leitura inscritas em adaptações de obras da literatura brasileira

Processo: 12/15234-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luzmara Curcino Ferreira
Beneficiário:Jessica de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura brasileira   Literatura clássica   Análise do discurso   Análise linguística   Teorias linguísticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adaptações de clássicos brasileiros | Análise do Discurso | História cultural da leitura | Práticas de leitura na contemporaneidade | Análise do Discurso

Resumo

Cada vez mais frequentemente o mercado livreiro nos apresenta adaptações de clássicos, especialmente para o público infanto-juvenil, valendo-se do status, ou seja, do valor simbólico adquirido por essas obras ao longo da história e das demandas de leitura, em sua maioria de origem escolar e com fins avaliativos. O presente projeto tem por objetivo traçar um perfil desse público leitor, partindo da análise de estratégias de escrita empregadas na construção dessas adaptações de clássicos da Literatura Brasileira. Para tanto, analisaremos duas adaptações, A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, e Dom Casmurro, de Machado de Assis, em cuja análise procederemos por comparação, cotejando tanto as obras integrais com as suas respectivas adaptações, quanto uma adaptação com a outra, objetivando levantar as ocorrências mais frequentes, ou seja, as estratégias comuns a esse processo de adaptação/condensação do texto original, a fim de apreendermos algumas projeções de práticas de leitura e de competências leitoras pressupostas no processo de adaptação. Para a análise que propomos, apoiaremo-nos especialmente na análise de discurso, no que concerne à compreensão dos efeitos de sentido produzidos pelo emprego de certas estratégias de escrita (escolhas lexicais, de estruturas frasais, recorrência em estruturas textuais suprimidas tais como o enxugamento de descrições, inserção de imagens etc.), e em alguns princípios da História Cultural, especialmente nos trabalhos de historiadores que vem se ocupando da história da leitura a partir da análise dos objetos culturais que portam textos.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)