Busca avançada
Ano de início
Entree

Adequação e efeito de um Sistema de Liberação Sustentada de Fármaco na Presença de Biofilme Patogênico

Processo: 12/15556-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2012
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Carolina Patrícia Aires
Beneficiário:Ana Carolina dos Santos Ré
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biofilmes   Bactérias

Resumo

O biofilme é o fator etiológico da maioria das doenças orais como cárie, gengivite e periodontite. Neste sentido, sistemas de liberação sustentada de fármacos tem sido idealizados para a cavidade oral com o objetivo de tornar o biofilme menos virulento. Entretanto, poucos são os estudos que propõe modelos que simulem as condições encontradas na boca, como presença de bactérias organizadas em um biofilme. Assim, o objetivo desse estudo é obter um sistema semi-sólido liberador de fármaco que seja viável para as condições orais considerando presença de bactérias, seus produtos extracelulares e a dinâmica de permanecer em um meio líquido de reposição diária. Para isto, um sistema de geleificação in situ à base de monoleato de glicerila será preparado e uma formulação contendo metronidazol será utilizada como padrão para testes que visam à obtenção de um sistema que apresente condições estáveis de preservação frente a biofilme de Streptococcus mutans. Após o período experimental para crescimento do biofilme, o mesmo será coletado e homogeneizado por sonicação. A viabilidade bacteriana será monitorada por contagem de bactérias em BHI ágar, e a quantidade de fármaco residual no biofilme será analisada por CLAE. A formulação será avaliada em relação à sua massa, mesofase cristalina e o princípio ativo residual. Para comparação entre os grupos, inicialmente será analisada a homogeneidade e variabilidade dos resultados. O nível de significância aceito será de 5%.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RE, A. C. S.; FERREIRA, M. P.; FREITAS, O.; AIRES, C. P. Antimicrobial effect of a local release system containing metronidazole against a Porphyromonas gingivalis biofilm. Pharmazie, v. 74, n. 11, p. 665-666, NOV 2019. Citações Web of Science: 0.
RE, A. C. S.; FERREIRA, M. P.; FREITAS, O.; AIRES, C. P. Local antibiotic delivery in periodontitis: drug release and its effect on supragingival biofilms. BIOFOULING, v. 32, n. 9, p. 1061-1066, 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.