Busca avançada
Ano de início
Entree

Repercussão da expressão da proteína de transferência de colesteril éster (CETP) sobre a diferenciação, acúmulo lipídico e lipólise de adipócitos

Processo: 11/20136-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Helena Coutinho Franco de Oliveira
Beneficiário:Helena Fonseca Raposo
Supervisor no Exterior: Hei Sook Sul
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, Berkeley (UC Berkeley), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:08/53455-7 - Estudo dos mecanismos envolvidos nas alterações de adiposidade de camundongos que super-expressam a apolipoproteína clll e a proteína de transferência de calesteril éster (CETP), BP.DR
Assunto(s):Adiposidade   Lipólise

Resumo

Obesidade pode ser definida como um estado em que há excesso de gordura corporal, podendo prejudicar a saúde. Estudos recentes sugerem que proteínas, primariamente relacionadas ao metabolismo de lipoproteínas plasmáticas, tais como apolipoproteínas CIII e E, podem alterar significativamente o processo de acúmulo de gordura corporal. A CETP é uma glicoproteína que realiza trocas de colesteril éster da fração HDL por triglicérides das lipoproteínas que contém apo B. Resultados recentes de nosso grupo de pesquisa indicam um novo papel biológico para a CETP, segundo o qual esta proteína teria uma ação anti-adipogênica. A expressão da CETP reduziu a adiposidade de animais hipertrigliceridêmicos alimentados com dieta rica em lipídeos e de normolipidêmicos tratados com dieta pobre em gordura. Verificou-se ainda, aumento de adiposidade quando a CETP foi inibida imunologicamente em hamsters. Nossos resultados mostram que a redução da adiposidade não é decorrente de alteração no consumo ou excreção de gordura dos animais, nem compensada por deposição ectópica de gordura. Também não foram verificadas alterações da lipogênese, captação de glicose ou retenção de lipídeos exógenos. Constatou-se que a expressão da CETP reduz a adiposidade por aumentar o metabolismo corporal e induzir maior lipólise pelo tecido adiposo. A CETP também aumentou o teor de colesterol dos adipócitos, que poderia, em tese, causar alteração na expressão de diversos genes relacionados ao metabolismo energético, ou alterado a função de proteínas relacionadas com a lipólise. Para complementar estes achados e tornar o conjunto de dados mais robusto pretendemos alterar a expressão da CETP diretamente em linhagens de adipócitos que expressam (humanos) ou não (camundongos) a CETP. O objetivo do estágio no exterior é aprender a metodologia para estudar a diferenciação e a manipulação da expressão gênica em adipócitos in vitro e in vivo.Palavras chaves: CETP, lipólise, adipócito, adiposidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEMPERSMIER, JON; SAMBEAT, AUDREY; GULYAEVA, OLGA; PAUL, SARAH M.; HUDAK, CAROLYN S. S.; RAPOSO, HELENA F.; KWAN, HIU-YEE; KANG, CHULHO; WONG, ROGER H. F.; SUL, HEI SOOK. Cold-Inducible Zfp516 Activates UCP1 Transcription to Promote Browning of White Fat and Development of Brown Fat. MOLECULAR CELL, v. 57, n. 2, p. 235-246, JAN 22 2015. Citações Web of Science: 85.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.